Social Icons

terça-feira, 31 de março de 2009

Vakantiebeurs 2009

No início do ano, o Brasil recebeu o Vakantiebeurs Cool Travel Awards de melhor destino turístico durante a feira Vakantiebeurs, realizada em Utrecht, na Holanda. É uma das principais feiras de turismo da Europa, principalmente da região do Benelux, que abrange a Bélgica, a Holanda e Luxemburgo. Sendo a região do Benelux composta por alguns dos países mais desenvolvidos do planeta, torna-se muito importante a divulgação do Brasil como destino turístico reconhecido internacionalmente.

O prêmio foi concedido pela Cool Travel, empresa jornalística que produz anualmente um livro com os principais roteiros turísticos do mundo - os mais exóticos e luxuosos - e tem tiragem de 210 mil exemplares, distribuídos em sete países do continente europeu.

Segundo Mírian Murata, Coordenadora de Eventos da CBCVB (Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux), “a região do Benelux é considerada destaque para promoção do turismo brasileiro e é por isso que a Vakantiebeurs consegue unir as principais operadoras e o canais distribuição de turismo da Europa. Mesmo com foco para os destinos turísticos de Sol & Mar, o Ecoturismo, a Aventura, a Cultura e temas voltados para Turismo Social também tiveram grande destaque em 2009″.

A 37ª edição da Vakantiebeurs recebeu um público aproximado de 150 mil pessoas. O primeiro dia da feira foi reservado para acesso exclusivo de profissionais e imprensa, mantendo os demais dias voltados prioritariamente aos consumidores finais. Reunindo as principais operadoras da Europa o evento conta tradicionalmente com a presença das maiores redes de distribuição de turismo do continente como expositoras.

Fonte: TG Online
Fotos: Google e Portal Turismo e Infância

Maranhão poderá ser interligado pela Azul.


O Maranhão, bem como os outros estados do Nordeste poderão ser interligados com uma frota exclusiva da Azul, com a interligação de todas as capitais da região em voos diretos. A proposta será apresentada ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, e aos governadores do Nordeste, na próxima semana, durante o 4º Nordeste Invest, que acontecerá em Maceió.

Para que a nova malha aérea possa ser implantada, a Sudene reservará incentivos fiscais por meio do Banco do Nordeste, para facilitar a criação desta interligação aérea entre as capitais em uma primeira etapa, e o posterior avanço pelas principais cidades. A proposta da Azul prevê a criação de uma frota exclusiva com seis a oito aeronaves da Embraer.

Fonte: Jornal Cazumbá


Lembrando que em fevereiro, o Prefeito de São Luís e o Secretário de Turismo do Município foram até São Paulo tentar captar outra Companhaia Aérea para São Luís, a Webjet. (Clique para ver)
Caso se torne realidade, a vinda das duas empresas será um valioso incremento no setor turístico da capital maranhense.

I Semana Maranhense de Artes

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho e em parceria com a Fundação Nacional de Arte – FUNARTE realiza no período de 30 de março a 03 de abril a “I Semana Maranhense de Artes”.

O evento tem como principal objetivo a divulgação e a fomentação das artes através de oficinas, palestras e exposições. A I Semana Maranhense de Artes acontece no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho.

Para participar da programação da I Semana Maranhense de Artes é só se inscrever no Centro de Criatividade, que fica localizado na Rampa do Comércio, nº 200, Praia Grande. Mais informações pelo telefone: 3218-9934.

Confira abaixo a programação da I Semana Maranhense de Artes.



PROGRAMAÇÃO

OFICINAS

Das 09:00 às 11:00H

PINTURA COM CARIMBO DE JORNAL – com Silvio César Botelho Tavares
A RECICLAGEM NA DECOUPAGE - com Maria de Carvalho Moraes
CONSTRUÇÃO DE PAINÉIS, ESTANDARTES, BANDEIRAS E TRIBUNAS DA CULTURA
POPULAR – com Sebastião Cardoso Júnior
PINTURA EM TELA – com Raimundo Bartolomeu Rodrigues Pereira Filho

Das 15 às 17h
ARTE E MULTIMÍDIA – com Flavio Rocha Alencar
GRAVURA EM MATERIAIS ALTERNATIVOS – com Alain Jorge Moreira Lima
PINTURA LIVRE E FIGURAS HUMANAS – com Kátia de Miranda
XILOGRAVURA - Airton Marinho
MINIATURAS FOLCLÓRICAR E MÁSCARAS – com Raimundo Nonato Fontenelle Graça


PALESTRAS

Das 17:30 ÀS 19:30 H

DIA 30/03
HISTÓRIA DA ARTE – com Maria Betânia Pinheiro

DIA 31/03
SEMIOTICA – com Francisca Ester de Sá Marques

DIA 01/04
CULTURA AZULEJAR NO MARANHÃO - com Paulo César Alves de Carvalho

DIA 02/04

17:30 às 19:00
ARTE NA ESCOLA - Jean Charles Ribeiro Chagas
19:00 às 20:30
VALORIZAÇÃO DO PATRIMONIO HISTÓRICO ENQUANTO ARTE VISUAL - Rogério Martins de Melo Filho

DIA 03/04
ESTÉTICA - João Carlos Pimentel Cantanhede

Fonte: ASCOM - SECMA.
Fotos: Azulejos de Casarão do Centro Histórico de São Luís e Caboclo de Pena do Bumba-meu-boi.

São Luís entra na Guerra contra o Turismo Sexual


São Luís é a terceira capital do Nordeste a receber a campanha nacional de enfrentamento ao turismo com motivação sexual, parte de um programa chamado de "Welcome to Brazil". Antes da capital do reggae, a campanha passou por João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE). Todas as capitais nordestinas receberão as palestras, sensibilizando os profissionais que compõem a rede turística. A iniciativa pretende diminuir o número de ocorrências de abuso sexual, principalmente envolvendo crianças e adolescentes.

O evento aconteceu no Quality Grand São Luís Hotel, às 9h, e contou com o apoio das Secretarias Estadual e Municipal de Turismo.

O trabalho, desenvolvido pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), em parceria com o Ministério do Turismo e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, tem como objetivo sensibilizar o setor para o enfrentamento ao turismo com motivação sexual e coibir a prática no Nordeste.

O Nordeste é a região com o maior número de denúncias de exploração sexual, inclusive infanto-juvenil, do país. O levantamento do Governo Federal revela que essa prática tem se tornado ainda mais abusiva por causa do turismo dito sexual, aquele motivado pela idéia de sexo fácil para uns e dinheiro na hora para outros. Uma comercialização perigosa.

No Maranhão, entre 2003 e 2009, foram registrados mais de 4 mil denúncias de exploração sexual. É um dos menores números do Nordeste, mas ainda há muito o que se fazer.

Em São Luís, o evento reuniu cerca de 500 pessoas ligadas ao trade turístico que foram sensibilizadas sobre o assunto. Mais informações sobre o projeto podem ser vistas no site www.turismoeinfancia.com.br e denúncias sobre exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas no Disque 100.

Fonte: Jornal Cazumbá e Imirante
Foto: Sindbares - ES

segunda-feira, 30 de março de 2009

Campanha do Consumo Consciente de Turismo de Aventura

Visando o consumo de atividades de aventura com qualidade e segurança, foi assinado, dia 26, um termo de parceria para a disseminação da Campanha do Consumo Consciente de Turismo de Aventura entre a Braztoa e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), durante o 31º Encontro Comercial da Braztoa.

A parceria representa um reforço para promoção do Brasil como um dos principais destinos do mundo para o segmento de aventura. "Temos hoje quase 180 empresas implementando a norma técnica de Sistema de Gestão da Segurança e a certificação começará ainda este ano. Para comunicar isso ao mercado, a parceria com a Braztoa é fundamental", disse o presidente da ABETA, Jean-Claude Razel.

O projeto conta com a participação de 72 operadoras da Braztoa no programa “Aventura Segura”, desenvolvido pela ABETA junto com o Sebrae Nacional e o Ministério do Turismo.

“As operadoras associadas à Braztoa respondem por aproximadamente 80% do fluxo turístico nacional e a disseminação das melhores práticas e das melhores empresas referentes ao segmento de aventura é uma grande conquista para o mercado e principalmente para o consumidor final. Queremos difundir a cultura do Turismo de Aventura com qualidade e segurança e esta parceria é essencial”, comenta Jean-Claude Razel, presidente da ABETA.

Com a parceria, é possível melhorar a qualificação de fornecedores, aprimoramento de produtos e serviços, redução de risco e acidentes e incidentes nas operações, segurança jurídica e divulgação da operadora como empresa consciente. Aderindo ao projeto a operadora deve divulgar a iniciativa entre fornecedores e utilizar as normas técnicas de Turismo de Aventura e os mandamentos da Campanha do Consumo Consciente como critérios de seleção de fornecedores.

Este ano, o Brasil foi eleito, juntamente com o Nepal, como destino “Best of Adventure” pela National Geographic Adventure e o reforço de promoção e comercialização vem acontecendo com a participação do Brasil em vários eventos internacionais como o Adventures in Travel Expo, realizado em Los Angeles em fevereiro passado, e com o International Tourism Bourse, realizado este mês em Berlim.

Para setembro deste ano está previsto também a realização da segunda edição do ABETA Summit, evento que no ano passado reuniu lideranças dos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura de 33 países, sendo uma vitrine para os destinos nacionais. “Essas ações comprovam o potencial nacional para o segmento de aventura e reforçam a necessidade de qualificação e aprimoramento dos produtos brasileiros para atender a demanda internacional”, complementa Razel.

A Campanha conta com apoio da Associação Brasileira das Agências de Viagem – ABAV, além de parceria com a Adventure Sports Fair e Revistas Adventure Camp, Aventura & Ação, Go Outside, Host, O2 e VO2, Trip e Portal Webventure.

Mais informações no site oficial da campanha: Aventura Segura

Fonte: Jornal Cazumbá e Site da ABETA.


No Maranhão é possível a prática de atividades que se enquadram na idéia da Campanha para um Turismo de Aventura seguro. Em São Luís e a Chapada das Mesas é possível caminhada em trilhas ou pra quem curte esportes radicais, é possível a prática de rapel e canoagem. Em Barreirinhas, temos a visita aos grandes e pequenos Lençóis Maranhenses ou ida as lagoas do Parque Nacional ou o passeio de voadeira ao impressionante Caburé. É uma grande aventura que deve ser realizada por pessoal capacitado e feita com responsabilidade e segurança.

CUIDADO!
A prática de Esportes de Aventura envolve risco de morte! Você deve estar sempre acompanhado de algum guia experiente ou realizar cursos que o qualifiquem para isso.

Este blog também apóia a campanha!

domingo, 29 de março de 2009

Viagens Maneiras

Nessa minha vida de caçador de material sobre o Maranhão, tenho encontrado muitas histórias, fotos, vídeos e conteúdo interessante sobre o estado e muitas curiosidades que envolvem o turismo mundial. Entrei no site Viagens Maneiras à procura de material e encontrei alguns vídeos bem antigos, gravados pelo dono Gustavo Vivacqua, numa viagem ao Maranhão. No site, que na verdade é um blog com informações sobre as viagens do dono e seu antigo cachorro Haxi (o labrador-astro que aparece nos vídeos), é possível encontrar informações diversas, além de fotos e vídeos de São Luís, Lençóis Maranhenses (Barreirinhas e Santo Amaro) e Chapada das Mesas (Carolina e Riachão). No vídeo de São Luís, dá pra perceber que as barracas da Av. Litorânea ainda não tinham sido padronizadas, nem reformadas quando o vídeo foi gravado, diferente do que é atualmente, além de alguns casarões do centro histórico que estavam com a pintura antiga. Mesmo assim, vale a pena conferir os vídeos e ver a divertida viagem do labrador blogueiro. O blog também é produzido em english version.

São Luís



Lençóis Maranhenses




Chapada das Mesas



Mais vídeos:
(Clique no atrativo para ver)
São Luís
Pequenos Lençóis
Lençóis Maranhenses
Chapada das Mesas


Versão em Português - http://www.viagensmaneiras.com/images/maranhao.htm
English Version (Maranhão Trip) - http://www.triptobrazil.com/images/maranhaoING.htm

sábado, 28 de março de 2009

Revitalização do Centro Histórico de São Luís

Ótima notícia para os amantes do Patrimônio Arquitetônico da ilha do amor. Saiu hoje uma matéria no site da prefeitura falando sobre o projeto de revitalização do Centro Histórico de São Luís.

O projeto está orçado em US$ 27 milhões (R$ 61,83 milhões). Parabéns à prefeitura por essa excelente iniciativa. Infelizmente, alguns casarões do Centro Histórico estão em péssimas condições (veja nas fotos abaixo), o que é ruim pra imagem que o turista leva da cidade quando volta pra casa, mas pra quem não sabe, grande parte daqueles casarões são de propriedade particular, o que dificulta a ação de órgãos públicos para a preservação dos mesmos.

O importante é que independente disso, a prefeitura tem se mostrado interessada em restaurar essa região que faz parte da história da cidade. É aguardar pra ver se não é só promessa de político. Torcendo pra que esse projeto saia do papel e seja realmente concretizado, o ludovicense agradece!















Prefeitura de São Luís investirá US$ 13,5 milhões na revitalização do Centro Histórico.


O prefeito João Castelo reuniu-se, na tarde desta quinta-feira (26), com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com secretários municipais e discutiu investimentos para o Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís.

Todo o projeto está orçado em US$ 27 milhões, sendo que 50% - US$ 13,5 milhões - serão de contrapartida da Prefeitura.

Em parceria com órgãos municipais e instituições da sociedade civil, o Programa de Revitalização será estruturado pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph).

As ações contemplam intervenções na região do Mercado Central, com projetos sócio-econômicos, como o entreposto pesqueiro, a revitalização e urbanização do prédio do mercado, além de toda a área circunvizinha, como também a drenagem do canal do Portinho. Além disso, o prefeito afirmou que incluirá no projeto a reforma das praças Deodoro e João Lisboa.

João Castelo assegurou aos consultores do BID que a administração municipal tem capacidade para fazer o empréstimo junto ao banco e pagar o financiamento. “Estamos melhorando a situação financeira da Prefeitura, porque estamos ajustando a máquina administrativa e vamos agir, o mais rápido possível, para darmos entrada em toda a documentação necessária, no sentido de realizarmos um grande projeto na cidade”, garantiu.

Para o chefe da Missão Procidades do BID, Jesús Navarrete, o empréstimo só será possível por conta do compromisso assumido pelo prefeito. “A Prefeitura tem condições de conseguir este financiamento. O que precisávamos neste encontro era apenas da autorização do prefeito João Castelo e isso ele nos afiançou”, frisou.

Durante a reunião, ficou estabelecido o prazo até o dia 15 de abril para que a Prefeitura de São Luís entregue toda a documentação necessária e exigida pelo banco. “Precisamos completar as minutas que deixamos com o prefeito para dar entrada na documentação e fazer a liberação do recurso”, explicou o consultor do banco para negociação com a Secretaria do Tesouro Nacional, Bruno Seidler.

Comitê Gestor – O Comitê Gestor, responsável pelo desenvolvimento do Programa de Revitalização, é formado por várias secretarias e fundações. De acordo com o presidente da Fumph, Aquiles Andrade, o projeto terá vários planos estratégicos dentro do Centro Histórico e se desenvolverá em três linhas: infra-estrutura, desenvolvimento econômico e iniciativas culturais.

“O trabalho de drenagem, por exemplo, que será realizado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), beneficiará toda a área do Mercado Central,resolvendo os problemas de alagamentos, no período chuvoso, em toda aquela área. Já a obra do entreposto pesqueiro será executada em convênio com o Governo do Estado e o financiamento do BID será para a capacitação dos trabalhadores do local”, ressaltou Aquiles Andrade.

O presidente da Fumph frisou, ainda, que a Prefeitura já garantiu os US$ 13,5 milhões, que são a contrapartida do município. “Estamos nos articulando com as secretarias municipais envolvidas nesse projeto e, agora, vamos avançar nas negociações com o Tesouro Nacional”, afirmou Aquiles Andrade.

Participaram também da reunião o procurador-geral do município, Francisco Coelho, os secretários municipais de Planejamento, Maria do Amparo Araújo Melo; de Fazenda, Mário Bittencourt; de Turismo, Liviomar Macatrão; de Obras e Serviços Públicos, Cláudio de Carvalho; de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Luso Souza, os presidentes da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto; do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural, Francisco José Barros; do Instituto Municipal de Paisagem Urbana, José Nilson Maciel, e técnicos da Fumph.

Fonte: Prefeitura de São Luís (SECOM)
Fotos: Emiliano Homrich (Panoramio)

sexta-feira, 27 de março de 2009

É MARA!

Tô aqui pensando numa forma de falar algo sobre o Maranhão, mas como começar?

Falo que é chamada de Terra de Encantos, o Segredo do Brasil ?

Da capital São Luís, a ilha do amor, cidade dos azulejos, patrimônio da humanidade? (São tantos os títulos que fica difícil lembrar, mas cada um deles enche os ludovicenses de orgulho!)






Que tal falar de Alcântara que mistura a história de seus casarões e lendas com a tecnologia de ponta do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)? Ou quem sabe da religiosidade intensa no Santuário de São José de Ribamar. Ou a vida simples e digna dos pescadores na "Cidade das Rendas", Raposa.



Lençóis Maranhenses..
Precisa dizer mais alguma coisa dessa jóia brasileira cravada na região de Barreirinhas e Santo Amaro?





Falo do Delta das Américas na região de Tutóia e Araioses, perto do rio Parnaíba, divisa com o Piauí?







Da diversidade da fauna e flora da Floresta dos Guarás, na região de Cururupu, Mirinzal e Guimarães, divisa com o Pará?







Além do belíssimo Pólo Chapada das Mesas nas cidades de Carolina e Riachão, no Sul do Maranhão, que é a melhor opção pra quem prefere adrenalina à mil e curtir uma aventura espetacular e inesquecível.






São muitas as belezas naturais, as atrações ou atrativos que estão espalhadas por todo o estado. Escolher apenas uma, além de ser uma tarefa difícil, é deixar de apresentar, ou mesmo ver, tudo que o Maranhão tem pra oferecer de mais bonito. É como diz a canção: "O amor nasceu aqui!"




"Conheça o Maranhão! Você vai se apaixonar."
















Fotos retiradas do Google


quinta-feira, 26 de março de 2009

II Encontro Nordeste de Bares e Restaurantes termina nesta quinta-feira.

Termina hoje o II Encontro Nordeste de Bares e Restaurantes, que esse ano acontece em São Luís, no Rio Poty Hotel. O evento tem como tema : “Gastronomia: Realidades e Perspectivas”.

Workshops, feira de negócios, cozinhas shows, palestras diversas, além do Seminário de Estudantes de Turismo, Hotelaria e Gastronomia e a Reunião do Conselho Nacional da Abrasel são alguns dos atrativos que fazem parte da programação do evento, que conta com a participação de empresários e profissionais de todo país. Apresentar a diversidade da gastronomia nacional e internacional aos participantes através das oficinas ministradas é um dos objetivos do encontro.

As inscrições acontecem na Abrasel, Faculdade São Luís e Agência Marencanto no valor de R$10,00 para cada oficina. Vagas limitadas!

Maiores Informações: http://www.encontroabraselsaoluis.com.br/


PROGRAMAÇÃO: QUINTA-FEIRA – 26 DE MARÇO DE 2009

SALA ADMEÉ DUAILIBE

13h30
Existe legislação que regulamenta 10% e couvert artístico?
Resumo: Esses dois tópicos serão abordados à luz do direito. A casa pode cobrar?O cliente pode se recusar a pagar?

15h10
Impostos – Big Brother Fiscal – Você está sendo filmado
Palestrante: Luiz Henrique do Amaral
Empresário do setor de bares e restaurantes há 15 anos, consultor empresarial. Especialista em fiscalização eletrônica e planejamento tributário. Presidente da Abrasel-BA.
Resumo: Big Brother Fiscal trata da análise dos impactos da Tecnologia da Informática na relação Fisco-Contribuinte, suas ameaças e suas oportunidades no passado, no presente e no futuro das empresas.

16h30
Como evitar reclamações trabalhistas e encerrar as existentes
Palestrante: Percival Maricato
Escritor de vários livros sobre bares e restaurantes publicado pelo SENAC. Empresário, jurista, fundador de entidades de classe, assessor jurídico da Abrasel, editor-chefe da revista Bares e Restaurantes.
Resumo: Saiba as principais causas das reclamações trabalhistas e como evitá-las. Entenda porque os funcionários quase sempre ganham ações na Justiça do Trabalho e aja antecipadamente para evitar transtornos futuros.

18h10
“As canções que você fez pra mim” – O que a história do Rei Roberto Carlos nos ensina sobre gestão e atendimento
Palestrante: Guilherme Junior
Músico e Administrador de Empresas.
Resumo: A história do cantor Roberto Carlos está recheada de ensinamentos. Nessa palestra show, Guilherme nos mostra valores e atitudes para termos sucesso como pessoa e como empreendedores.

COZINHA BASE DO GERMANO

13h30
Molhos e Saladas
Palestrante: Miguel Moisés
Cozinheiro Chef Internacional formado pelo Senac-SP em parceria com The Culinary Institute of América-NY. Nutricionista, Chef de cozinha de dezenas de restaurantes e hotéis noBrasil.Consultor e palestrante em vários eventos E empresas.
Resumo: Aprenda a fazer a molhos especiais para salada e como variar folhas, legumes e verduras. Dê cor e brilho às suas criações.

14h40
Arroz de frutos do mar
Palestrante: Ana Lula
Empresária de uma das mais tradicionais casas de São Luís. Autodidata, representou nosso Estado na elegante loja Daslu (SP) e Campinas (SP).
Resumo: Apresentação do prato alvo de excelentes críticas durante o Festival Brasil Sabor 2008. O mais elogiado no restaurante Leopoldina em SP na semana da gastronomia maranhense na Loja Daslu.

BAR LA BOHEME

13h30
Horário Livre

14h40
Caipirinhas – Variedades, Cores e Sabores – Barmans por acaso
Palestrante: Alfredo Junior e Ribamar Filé
Barmans de um dos bares mais tradicionais da cidade. Criadores de várias caipirinhas.
Resumo: Aqui o tema é “ousadia”, mais cores e sabores. Saiba a diferença entre Caipirinha e Caipiroska, bem como conciliar os aromas e sabores para fazer excelentes coquetéis.

15h50 – 17h
Red Bull
Resumo: O energético já é mundialmente famoso. Agora aprenda que ele não serve apenas para misturar com whiskies. Saiba como ganhar dinheiro com o Red Bull.

SALA BASE DO RABELO

13h30
O agente de viagens – empreendedorismo e Empregabilidade (ABAV).

14h40
Trilha Jovem – Um grande projeto de qualificação e inclusão.

15h50 – 18h
Mesa redonda com representantes de entidades e das faculdades – “O profissional que o mercado Precisa”.

BAR LA BOHEME

13h30
Como tirar chopp – Nova Schin
Entenda a técnica para lavar tulipas e tirar um bom chopp.

14h40
Como escolher vinhos (harmonização)

15h50
Como servir vinhos (etiquetas)

17h
Coquetéis à base de café

COZINHA BASE DO GERMANO

13h30 – 14h40
Desperdício, criatividade e novidade no mundo das massas
Palestrante: Ronaldo Ayres – SP
Resumo: Nesse workshop você aprende a fazer massas de pizzas, bem como evitar desperdícios e conhecer as tendências para o segmento de pizzarias.

15h50
Como desossar e rechear aves
Palestrante: Maria Cândida Duailibe
Culinarista, professora e referência em receitas de aves.
Resumo: Aprenda a arte de desossar uma ave inteira e em seguida, recheá-la. Frango, codorna e outras aves ganharão uma nova e saborosa apresentação.

17h
Forno combinado – turbinando sua cozinha
Resumo: aprenda a utilizar o forno combinado.Otimize seu tempo e seus resultados com esse instrumento moderno e descubra porque ele é uma tendência para as principais cozinhas.

18h10
Salpicão de carne de sol
Palestrante: Michaela Freitas Fonseca – PI
Consultora gastronômica,Especializada em Higiene Sanitária em Alimentos,Professora de Culinária há 15 anos,Coordenadora de Treinamentos da Olívio J. Fonseca (MA e PI).
Resumo: Aprenda a fazer uma excelente receita e variação do tradicional salpicão. Você poderá surpreender seus convidados na próxima reunião.

19h20
Receita premiada na Europa
Palestrante: Junior Ayoub
Chef de cozinha formado pela Escola de Artes Culinárias Laurent,MBA Marketing pela London University,Chef de cozinha e Chef consultor de vários restaurantes.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Destinazione: PARADISO!


Foram divulgadas informações oficiais da prefeitura de São Luís e do Governo do Maranhão, que a capital e o estado serão destaque em publicações internacionais. De acordo com o que foi divulgado, revistas de Portugal e da Itália estariam interessadas em mostrar o patrimônio arquitetônico, as belezas naturais e a diversidade da cultura local para turistas da Europa.


São Luís será destaque internacional em revista portuguesa.

Dois jornalistas portugueses, João Miguel e Pedro Sampayo, da revista especializada em turismo Rotas e Destinos, estão no Maranhão conhecendo a arquitetura de São Luís, as belezas naturais dos Lençóis Maranhenses, visitando pontos turísticos e conversando com a população. O objetivo é produzir uma grande matéria mostrando a Portugal alguns de nossos maiores atrativos.

Os jornalistas, em companhia da assessora da Embratur Giovana Ayub, visitaram a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e conversaram com o secretário Liviomar Macatrão sobre a revista e o enfoque da matéria. Na ocasião, João Miguel confidenciou que esta reportagem é uma realização pessoal, já que há muito demonstrava interesse em visitar a capital maranhense.

“São Luís é um destino que eu queria muito conhecer. Desejava ver a beleza arquitetônica tão falada, além da cultura local que chama a atenção de muita gente no Brasil e no mundo”, disse, acrescentando, ainda, que esteve em Olinda (PE) e em outras cidades da Bahia, mas que aqui encontrou uma rara beleza.

A revista Rotas e Destinos é direcionada aos profissionais do setor e potenciais turistas, com veiculação internacional, especialmente na Europa. A Prefeitura de São Luís, através da Setur, disponibilizou todas as ferramentas possíveis para que a programação dos correspondentes seja seguida à risca. João Miguel, Pedro Sampayo e Giovana Ayub participaram, ainda, de atividades culturais e folclóricas na ilha, antes de embarcarem para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Na semana passada, jornalistas do programa TAM nas Nuvens estiveram em São Luís, onde fizeram imagens para serem mostradas em vôos nacionais e internacionais da companhia. A matéria a ser veiculada, principalmente nas viagens que saem de São Luís com destino à França, tem como destaque o “Ano da França no Brasil” e São Luís como “Capital Brasileira da Cultura”. A matéria na revista européia terá cerca de 18 páginas e estará disponível em todo mundo entre os meses de maio e junho.

Fonte: Prefeitura de São Luís (SECOM)


Setur mostra as atrações do Maranhão em revistas internacionais.

Nos últimos meses, a cultura popular, o patrimônio histórico, a comida típica e os pontos turísticos ecológicos como os Lençóis Maranhenses foram divulgados em várias revistas internacionais graças à articulação da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Uma das revistas que concedeu maior espaço ao Maranhão, 13 páginas, com direito a ser capa da publicação, foi a italiana Tutto Turismo, de janeiro deste ano. São duas matérias, uma destacando, com fotos, a diversidade cultural, o Centro Histórico e a noite de São Luís e, outra voltada especificamente, para as belezas naturais dos Lençóis Maranhenses.

O secretário de Turismo, João Martins Neto, disse que o “Governo do Estado vem atuando no sentido de massificar o forte apelo do turismo maranhense também fora do país, recorrendo a publicações especializadas”. Outro exemplo deste trabalho da Setur é a Brasil Travel News, edição internacional, cuja foto dos Lençóis Maranhenses ilustra a capa da publicação, com o destaque: “Maranhão – Quem conhece se apaixona”. A matéria enfoca a beleza dos Lençóis, com várias fotos, além de mostrar as belezas da capital maranhense, “São Luís, um sonho de ilha”.

A Folha do Turismo – Brasil , edição de fevereiro, na sua publicação voltada para a língua italiana, também reserva um bom espaço para o Maranhão, com destaque para o caldeirão cultural de São Luís e para as belezas naturais dos Lençóis Maranhenses. Em outra edição da mesma Folha do Turismo, só que voltada para o espanhol, os Lençóis voltam a ser destaques, com belas fotos do santuário ecológico maranhense. Em outra edição da revista, publicada em Lisboa, Portugal, o destaque é para a diversidade cultural de São Luís, que “reúne cultura, tradições e muito agito”.

Um encarte da mesma Folha do Turismo publica uma ampla matéria ilustrada com vários fotos enfocando a cultura popular, as belezas naturais e o Centro Histórico do Maranhão. Na capa da publicação, aparece em destaque uma foto dos Lençóis Maranhenses. A gastronomia maranhense também ganhou espaço, e segundo a revista, ela “satisfaz todos os paladares”. Uma das matérias destaca que “No Maranhão é festa o ano inteiro” e que o Bumba-Meu-Boi é tradição na capital.

A matéria sobre o Maranhão publicada na revista Brasil Travel News, edição internacional, aparece em português e também na versão em espanhol. A matéria é detalhada, com destaque para o caldo cultural de São Luís, batizada de “um sonho de ilha e cidade do folclore”. A matéria conta a história do nascimento da cidade, fala das manifestações culturais, dos pontos turísticos, dos prédios históricos e casarios.

“Independente da discussão se São Luís, capital do Estado do Maranhão, foi fundada pelos portugueses ou pelos franceses, a cidade só consegue ser vista como uma das capitais mais lindas do Brasil, que agrega história, folclore, praias e muitas festas”, enfatiza a publicação. “São Luís já foi chamada de Ilha do Amor (por causa do seu expressivo número de poetas); Jamaica Brasileira (pela chegada do reggae ao Maranhão com força total, nos anos 70) ou ainda Cidade dos Azulejos, em função da arquitetura e decoração azulejada dos seus antigos casarões, vindos da Europa”, diz a mesma revista.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão (Waldemar Têrr – SECOM)

terça-feira, 24 de março de 2009

Brasil tem 1º Encontro Internacional de Turismo GLS


Entre os dias 27 e 29 de março, Florianópolis irá sediar o Encontro Internacional de Turismo GLS. Pela primeira vez no Brasil, será realizado um evento como esse voltado para o público gay.


A realização do evento fica por conta da Associação Brasileira de Turismo GLS (ABRAT), junto com a Internacional Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA) e a Santa Catarina Turismo (Santur).


Floripa foi escolhida para sediar o evento, por ser destino preferido de milhares de homossexuais da América do Sul. A Secretaria de Turismo (Santur), foi uma das principais responsáveis para que a cidade fosse escolhida sede. Florianópolis é muito bem vista dentro e fora do Brasil, quanto o assunto é diversidade.


A cidade amiga da diversidade, bela por si só e recentemente vista como a "menina dos olhos" do mercado GLS brasileiro, está cada vez mais entre os principais destinos do turismo gay, nacional ou internacional. Além da qualidade de vida de primeiro mundo, Florianópolis conta ainda com praias lindas, noite agitada e uma Prefeitura Municipal disposta a investir no ramo.


A proposta é conhecer e estabelecer contatos profissionais com empresas nacionais e internacionais ligadas ao turismo GLS. Serão traçados os planejamentos estratégicos do turismo GLS deste ano e de 2010, e debates com os diretores regionais e os associados da ABRAT GLS.


Outro ponto do encontro será a palestra “Ações dos Destinos Turísticos na Captação do Turista GLS” e o “Fórum Internacional do Turismo GLS”. Na rota dos passeios, está o Mercado Público, Lagoa da Conceição e Costa Leste, e a Praia Mole, o ponto de encontro do público gay. Passeios e palestras, fórum para debates, workshops e uma feira de produtos e fornecedores são algumas das atrações do evento.


O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita, mas para os participantes será pago. Para ver a programação do evento, os valores e mais informações sobre o evento, acesse o site da ABRAT.


Foto: Marco Nunes (Flickr)


Parceiros: Ministério do Turismo, TAM Viagens, SanTur, ABRAT GLS, Brazil Tour, Majestic Palace Hotel e Sofitel Hotels & Resorts.


Fonte: Sites Fervo, Portal G, Mundo Mais e Jornal Cazumbá.

IV Semana de Teatro no Maranhão

Começa hoje a IV Semana de Teatro no Maranhão. A abertura será nesta segunda-feira (23) às 20h, no Teatro Arthur Azevedo com a apresentação do espetáculo Joana D’Arpo com a atriz suíça Gardi Hutter, e logo após com a exposição do iluminador e cenotécnico LarLow Brito, no projeto teatro-escola que mostra caixa cênica e maquinaria de um teatro. Na solenidade de abertura terá a entrega do Prêmio Nelson Brito, reconhecimento a artistas que contribuem para a divulgação do teatro maranhense.


A entrada do evento será GRATUITA, sendo feita a retirada de ingressos nas bilheterias dos teatros.

A Semana do Teatro Maranhense surgiu como parte da programação do calendário anual do Teatro Arthur Azevedo, em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e o Dia Nacional do Circo no dia 27, no ano de 2006.

Programação
A programação conta com apresentação de espetáculos maranhenses e convidados de outros estados, sempre em horário noturno: no Teatro Alcione Nazaré às 18h; Teatro João do Vale às 19h e no Teatro Arthur Azevedo às 20h30. Pela manhã acontecerão as Vivências com três grupos de teatro que terão apresentado espetáculos na noite anterior, entre as 9h e 12h, no auditório da Pousada Portas da Amazônia - Praia Grande. No período da tarde serão ministradas as oficinas de teatro.

No Centro de Criatividade Odylo Costa Filho acontecerá o Café Teatro Literário durante toda a semana, das 9h às 20h, na Galeria Valdelino Cécio. Um café estilo parisiense com tablado e telão, para apresentação de performances, palestras, venda de livros, CDs e DVDs, lançamento de livros, leituras dramáticas e exibição de vídeos.

Cortejo em homenagem ao dia Internacional do Teatro
No dia (27), dia Internacional do Teatro, os teatros da cidade não abrirão as portas. O motivo será um cortejo com artistas maranhenses , convidados, grupos de tambor de Mina que estarão às 16h pegando água da Fonte do Ribeirão, para em cortejo seguirem num ritual para lavar as portas dos teatros. O cortejo terá como destino o circo Cultural da Cidade, como atração “O espetáculo Parada de Gigantes”, com o grupo circense Pés de Fulo, de Sandra Cordeiro. Ainda na programação o espetáculo Lavagem do Picadeiro, com direção cênica de Urias de Oliveira com a apresentação do cantor maranhense Fernando de Carvalho interpretando pontos de mina com participação de grupo de tambor de mina.


Baile de Máscaras
O Baile de Máscaras animado pelo show de Rosa Reis e grupo Carimbo de Caixeiras está confirmado para acontecer no sábado (28), no Laborarte, com entrada franca ao público.


Grupos Participantes

ATRAÇÕES - MARANHÃO

Leituras
- Tresloucada Mariposa Ateou Fogo às Vestes – Grupo Ganzola
- Cena Aberta
- Charles Melo

Convidados
- Parada de Gigantes – Pés de Fulo Teatro de Bonecos (cortejo)
- Os te-te-le-lés
- Associação Artística e Cultural Beto Bittencourt
- Laborarte

Infantil
- Contadores de História – Xama Teatro e Convidados
- Circuluz – Tapete Criações Cênicas
- As Aventuras de Lili - Tramando Teatro

Espetáculos
- Os Olhos Verdes – Keyla Santana
- Folia de 3 Bois – Grita
- A Solidão de Dom Quixote – Tapete
- Interstício – José Cláudio Marconcine – Imperatriz
- A Mala do Biruta – HU! Hu! Hu!
- A morte do boi desmiolado – Cia Santa Ignorância
- Palita no Trapézio – Cia Chegança
- Tempo de Espera – Arari
- Uma Consulta - CACEM

Performances / Intervenções
- Uru – Grupo de Teatro Centro de Artes (Açailândia)
- O Medallhão – Ivaldo Jr
- Perdidos em Plínio Marcos – Xibé Cia Cênica
- Mamãe Coragem 8 – Grupo Teatrodança
- Aqua pro Nobis – Cia Tapete Criações Cênicas
- Leite – Elizabeth Dawson-Smith e Fritz Schliebe
- Patativa – Os Bem-Ditos
- O Homem que cultiva flores – Núcleo de Investigações Fósforos
- Maria – Pés de Fulo teatro de Bonecos

ATRAÇÕES CONVIDADAS
XPTO – Lorca, Aleluia Erótica (São Paulo)
SÁTIROS- O Monólogo da Velha Apresentadora (São Paulo)
KABANA- O Conto da Ilha Desconhecida (Minas Gerais)
ETC & TAL- Fulano e Sicrano / No Buraco (Rio de Janeiro)
GARDI HUTTER - Joana D’Arpo ( Suíça)
CIBELE FORJAZ – Rainhas (São Paulo)
LÚCIO TRANCHESI E ALEXANDRE LUÍS CASALI- O Sapato do meu Tio (Salvador)
TEATRO MÁQUINA- O Cantil (Fortaleza)
MAGILUTH- Ato (Recife)
ELDORADO – Eduardo Okamoto (Campinas-SP)

Programação no Interior
A programação no interior do estado acontece no início do mês de abril de 01 a 05, com apresentação de espetáculos adulto e infantil, em espaços fechados, porém com entrada franca e realização de oficinas, nos municípios de Humberto de Campos, Vargem Grande, Miranda do Norte, Arari, Bacabal e Cururupu.

Participe.

Fonte: Jornal O Imparcial


A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Charles Chaplin

segunda-feira, 23 de março de 2009

GOL lança novas ligações entre cidades do Norte e Nordeste do País.


Companhia será a única no mercado a oferecer voo sem conexões entre Imperatriz (MA) e Belém (PA), e aumentará opções de conexão.

A GOL, companhia aérea brasileira de baixo custo, iniciará a partir de 16 de março o segundo serviço diário entre São Luís (MA) e Belém (PA), com a extensão do voo 1742 (Brasília-Imperatriz-São LuÍs) à capital paraense. Com isso, a GOL será a única empresa aérea brasileira a oferecer ligação sem conexões entre Imperatriz e Belém.

"Ampliamos também as opções de conexão para a maior comodidade dos clientes", diz Wilson Maciel Ramos, vice-presidente de Planejamento e TI da GOL. "Agora, ao chegar em São Luís, o passageiro de Imperatriz pode fazer conexão para Fortaleza. Além disso, em Belém, clientes provenientes dessas duas cidades maranhenses podem tomar conexões imediatas para Macapá (AM) e Marabá (PA)"


As passagens estão disponíveis para compra no site da GOL, ou por meio da Central de Relacionamento com os Clientes, no telefone 0300-115-2121 (custo de ligação local).

Fonte: Jornal Pequeno e Portal Transporta Brasil

Castelo tenta atrair mais uma companhia aérea para São Luís.


O prefeito de São Luís, João Castelo e os secretários municipais de Turismo e de Comunicação, Liviomar Macatrão e Edwin Jinkings, respectivamente, estiveram nos dias 11 e 12 de fevereiro, em São Paulo. Um dos objetivos da viagem é tentar trazer mais uma empresa aérea para São Luís.

A empresa cogitada é a Webjet, que tem como diretor comercial, Wagner Ferreira. Além de contar com um corpo executivo experiente, a companhia tem investido fortemente em tecnologia e na capacitação de seus funcionários. A garantia é de um atendimento ágil, excelência em serviço de bordo e toda a segurança que a atividade de transporte aéreo exige.

Além disso, o prefeito deve assinar, em São Paulo, um contrato de mídia cooperada com a CVC para o São João da capital maranhense.

Outro propósito da viagem é buscar parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) com o objetivo de promover São Luís.

Durante a viagem, Castelo e os secretários também participaram do 15º Workshop da CVC, que acontece no mesmo período, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Fonte: Prefeitura de São Luís (SECOM)

domingo, 22 de março de 2009

TAM vai voar para a África do Sul

O presidente da TAM, David Barioni Neto, anunciou esse mês que a companhia aérea brasileira vai começar a voar para Joanesburgo na África do Sul a partir do segundo semestre de 2009. Tudo isso de olho na Copa do Mundo em 2010 que acontece na África do Sul e tem Joanesburgo como uma das sedes. Quem tiver interesse em participar da Copa em 2010 e conhecer os atrativos da África, é bom ir se organizando, pois poderá contar com mais essa opção.

Além disso, em 7 de outubro de 2008, a TAM havia anunciado sua futura adesão a primeira e maior aliança entre companhias aéreas do mundo, a Star Alliance, em um prazo de 12 a 18 meses, mas quem esperava a entrada da TAM na Star Alliance ainda esse ano vai ficar decepcionado. De acordo com o site Aquela Passagem, em uma matéria do Publituris publicada no Fórum Contato Radar, o vice presidente comercial da Star Alliance declarou que a previsão de entrada efetiva da TAM na aliança é para o início de 2010 e não no final de 2009 como era aguardado. De qualquer forma, é uma notícia muito importante para a empresa brasileira que irá figurar entre as principais companhia aéreas do mundo.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Jamaica Brasileira


São Luís, capital do estado do Maranhão, é a única capital brasileira fundada pelos franceses, que liderados por Daniel de La Touche, chegaram com o objetivo de fundar aqui a França Equinocial. A fundação oficial de São Luís é datada de 8 de setembro de 1612. Durante seus quase 400 anos, a cidade recebeu diversos apelidos, dentre eles o de Capital do Reggae ou Jamaica Brasileira.

O reggae chegou no Maranhão durante os anos 70, se fixando como um ritmo popular e desde então é sucesso entre os maranhenses. Aqui, ele é dançado de forma diferente, pois o maranhense gosta de dançar o reggae agarradinho (como acontece no forró), aproveitando o balanço sensual do som dos paredões das várias radiolas de reggae que animam as casas especializadas no estilo.

Abaixo um vídeo retirado do YouTube que mostra as belezas do estado ao som da banda maranhense Tribo de Jah. (Atenção para a batida do bumba-meu-boi na música).




A cidade de São Luís (MA) foi escolhida a Capital Brasileira da Cultura 2009


A cidade de São Luís (MA) foi escolhida a Capital Brasileira da Cultura 2009, informou hoje, na Espanha, o Birô Internacional de Capitais Culturais (IBOCC, em inglês).

A organização divulgou um comunicado no qual explica que São Luís foi escolhida por um júri constituído por representantes dos Ministérios da Cultura e de Turismo do Brasil, de anteriores capitais culturais e do próprio birô.

As outras cidades candidatas a esta nomeação eram Areia (PB), Mariana (MG), Montenegro (RS) e Senador Pompeu (CE).


São Luís, cidade fundada pelos franceses em 1612, com uma população de 1 milhão de habitantes, tem um centro histórico declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1997.


Também já foram Capital Brasileira da Cultura as cidades de Olinda (PE), em 2006; São João del Rei (MG), em 2007, e Caxias do Sul (RS) este ano.


Fonte: EFE



SEJAM BEM VINDOS!

ShareThis

 

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com