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segunda-feira, 30 de março de 2009

Campanha do Consumo Consciente de Turismo de Aventura

Visando o consumo de atividades de aventura com qualidade e segurança, foi assinado, dia 26, um termo de parceria para a disseminação da Campanha do Consumo Consciente de Turismo de Aventura entre a Braztoa e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), durante o 31º Encontro Comercial da Braztoa.

A parceria representa um reforço para promoção do Brasil como um dos principais destinos do mundo para o segmento de aventura. "Temos hoje quase 180 empresas implementando a norma técnica de Sistema de Gestão da Segurança e a certificação começará ainda este ano. Para comunicar isso ao mercado, a parceria com a Braztoa é fundamental", disse o presidente da ABETA, Jean-Claude Razel.

O projeto conta com a participação de 72 operadoras da Braztoa no programa “Aventura Segura”, desenvolvido pela ABETA junto com o Sebrae Nacional e o Ministério do Turismo.

“As operadoras associadas à Braztoa respondem por aproximadamente 80% do fluxo turístico nacional e a disseminação das melhores práticas e das melhores empresas referentes ao segmento de aventura é uma grande conquista para o mercado e principalmente para o consumidor final. Queremos difundir a cultura do Turismo de Aventura com qualidade e segurança e esta parceria é essencial”, comenta Jean-Claude Razel, presidente da ABETA.

Com a parceria, é possível melhorar a qualificação de fornecedores, aprimoramento de produtos e serviços, redução de risco e acidentes e incidentes nas operações, segurança jurídica e divulgação da operadora como empresa consciente. Aderindo ao projeto a operadora deve divulgar a iniciativa entre fornecedores e utilizar as normas técnicas de Turismo de Aventura e os mandamentos da Campanha do Consumo Consciente como critérios de seleção de fornecedores.

Este ano, o Brasil foi eleito, juntamente com o Nepal, como destino “Best of Adventure” pela National Geographic Adventure e o reforço de promoção e comercialização vem acontecendo com a participação do Brasil em vários eventos internacionais como o Adventures in Travel Expo, realizado em Los Angeles em fevereiro passado, e com o International Tourism Bourse, realizado este mês em Berlim.

Para setembro deste ano está previsto também a realização da segunda edição do ABETA Summit, evento que no ano passado reuniu lideranças dos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura de 33 países, sendo uma vitrine para os destinos nacionais. “Essas ações comprovam o potencial nacional para o segmento de aventura e reforçam a necessidade de qualificação e aprimoramento dos produtos brasileiros para atender a demanda internacional”, complementa Razel.

A Campanha conta com apoio da Associação Brasileira das Agências de Viagem – ABAV, além de parceria com a Adventure Sports Fair e Revistas Adventure Camp, Aventura & Ação, Go Outside, Host, O2 e VO2, Trip e Portal Webventure.

Mais informações no site oficial da campanha: Aventura Segura

Fonte: Jornal Cazumbá e Site da ABETA.


No Maranhão é possível a prática de atividades que se enquadram na idéia da Campanha para um Turismo de Aventura seguro. Em São Luís e a Chapada das Mesas é possível caminhada em trilhas ou pra quem curte esportes radicais, é possível a prática de rapel e canoagem. Em Barreirinhas, temos a visita aos grandes e pequenos Lençóis Maranhenses ou ida as lagoas do Parque Nacional ou o passeio de voadeira ao impressionante Caburé. É uma grande aventura que deve ser realizada por pessoal capacitado e feita com responsabilidade e segurança.

CUIDADO!
A prática de Esportes de Aventura envolve risco de morte! Você deve estar sempre acompanhado de algum guia experiente ou realizar cursos que o qualifiquem para isso.

Este blog também apóia a campanha!

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