Social Icons

sexta-feira, 24 de abril de 2009

SÃO LUÍS: Beleza, cultura e diversão garantida!

Praias belíssimas, um carnaval muito animado e o maior conjunto arquitetônico de origem portuguesa do Brasil: São Luís do Maranhão é tudo isso e muito mais.

Embora tenha sido fundada por franceses, a capital maranhense guarda poucas evidências disso, à exceção de alguns nomes de ruas e monumentos – como o belo Palácio La Ravardière -, e um toque refinado na culinária. Mas os principais traços da cidade são mesmo herdados dos portugueses: o incrível casario azulejado e os inúmeros sobrenomes de origem lusitana, entre outras influências.

Em 1997, São Luís recebeu da UNESCO o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, um reconhecimento à preservação de seu magnífico e homogêneo conjunto arquitetônico colonial latino-americano dos séculos XVIII e XIX. São mais de 3.500 edificações de inigualável valor histórico e artístico, que retratam o modo de vida das antigas famílias abastadas da cidade.
São Luís é banhada pelas águas mornas da baía de São Marcos e do Oceano Atlântico, sendo permanentemente aquecida pelo sol.


ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS

Centro Histórico
Seu conjunto arquitetônico é formado por mais de 3,5 mil edificações, a maioria dos séculos XVIII e XIX. Os sobrados exibem em suas fachadas azulejos portugueses de diferentes cores e padrões. Por refletir o sol e tornar as paredes impermeáveis, esse revestimento ajudou a preservar os prédios. Cerca de mil dessas construções históricas encontram-se restauradas.

Centro de Cultura Popular
Fica no Centro Histórico, instalado em um casarão do século XIX. Tem em seu acervo objetos e trajes referentes a diversas manifestações folclóricas e populares locais, como tambor-de-mina e carnaval.

Bumba-Meu-Boi e outras festas
Na capital maranhense, junho é mês de quadrilha e bumba-meu-boi, de tambor-de-crioula e arraial. É quando acontecem os festejos em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal. O Maranhão tem ainda a riqueza do tambor-de-mina, da dança de São Gonçalo, da Festa dos Cachorros, do reggae e do carnaval.


SERVIÇOS

Informações turísticas:
(98) 3227-8484

Aeroporto Marechal da Cunha Machado:
(98) 3217-6101

Rodoviária:
(98) 3249-2488

Hospital – Santa Casa:
(98) 3232-0144

Agências bancárias:
Banco do Brasil, Bradesco, CAIXA, Itaú, HSBC e vários outros grandes bancos

Mais informações:
http://www.turismo.ma.gov.br
http://www.guiasaoluis.com.br
http://www.saoluis.ma.gov.br
http://www.cidadeshistoricas.art.br/saoluis/
http://www.receptivoma.com.br/saoluis/saoluis.php
http://www.maranhao.tv/ (Vídeos)
http://www.feriasbrasil.com.br/ma/saoluis/
http://www.saoluistur.com.br/

IN ENGLISH: http://www.braziltour.com/site/en/cidades/materia.php?id_cidade=3105
Fonte: Informações do Portal Brasileiro de Turismo - Governo Federal
Fotos: Retiradas do Google, Orkut e Flickr apenas para divulgação.
Todos os direitos reservados aos proprietários de cada foto.



OTHER LINKS

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com