Social Icons

quarta-feira, 25 de março de 2009

Destinazione: PARADISO!


Foram divulgadas informações oficiais da prefeitura de São Luís e do Governo do Maranhão, que a capital e o estado serão destaque em publicações internacionais. De acordo com o que foi divulgado, revistas de Portugal e da Itália estariam interessadas em mostrar o patrimônio arquitetônico, as belezas naturais e a diversidade da cultura local para turistas da Europa.


São Luís será destaque internacional em revista portuguesa.

Dois jornalistas portugueses, João Miguel e Pedro Sampayo, da revista especializada em turismo Rotas e Destinos, estão no Maranhão conhecendo a arquitetura de São Luís, as belezas naturais dos Lençóis Maranhenses, visitando pontos turísticos e conversando com a população. O objetivo é produzir uma grande matéria mostrando a Portugal alguns de nossos maiores atrativos.

Os jornalistas, em companhia da assessora da Embratur Giovana Ayub, visitaram a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e conversaram com o secretário Liviomar Macatrão sobre a revista e o enfoque da matéria. Na ocasião, João Miguel confidenciou que esta reportagem é uma realização pessoal, já que há muito demonstrava interesse em visitar a capital maranhense.

“São Luís é um destino que eu queria muito conhecer. Desejava ver a beleza arquitetônica tão falada, além da cultura local que chama a atenção de muita gente no Brasil e no mundo”, disse, acrescentando, ainda, que esteve em Olinda (PE) e em outras cidades da Bahia, mas que aqui encontrou uma rara beleza.

A revista Rotas e Destinos é direcionada aos profissionais do setor e potenciais turistas, com veiculação internacional, especialmente na Europa. A Prefeitura de São Luís, através da Setur, disponibilizou todas as ferramentas possíveis para que a programação dos correspondentes seja seguida à risca. João Miguel, Pedro Sampayo e Giovana Ayub participaram, ainda, de atividades culturais e folclóricas na ilha, antes de embarcarem para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Na semana passada, jornalistas do programa TAM nas Nuvens estiveram em São Luís, onde fizeram imagens para serem mostradas em vôos nacionais e internacionais da companhia. A matéria a ser veiculada, principalmente nas viagens que saem de São Luís com destino à França, tem como destaque o “Ano da França no Brasil” e São Luís como “Capital Brasileira da Cultura”. A matéria na revista européia terá cerca de 18 páginas e estará disponível em todo mundo entre os meses de maio e junho.

Fonte: Prefeitura de São Luís (SECOM)


Setur mostra as atrações do Maranhão em revistas internacionais.

Nos últimos meses, a cultura popular, o patrimônio histórico, a comida típica e os pontos turísticos ecológicos como os Lençóis Maranhenses foram divulgados em várias revistas internacionais graças à articulação da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Uma das revistas que concedeu maior espaço ao Maranhão, 13 páginas, com direito a ser capa da publicação, foi a italiana Tutto Turismo, de janeiro deste ano. São duas matérias, uma destacando, com fotos, a diversidade cultural, o Centro Histórico e a noite de São Luís e, outra voltada especificamente, para as belezas naturais dos Lençóis Maranhenses.

O secretário de Turismo, João Martins Neto, disse que o “Governo do Estado vem atuando no sentido de massificar o forte apelo do turismo maranhense também fora do país, recorrendo a publicações especializadas”. Outro exemplo deste trabalho da Setur é a Brasil Travel News, edição internacional, cuja foto dos Lençóis Maranhenses ilustra a capa da publicação, com o destaque: “Maranhão – Quem conhece se apaixona”. A matéria enfoca a beleza dos Lençóis, com várias fotos, além de mostrar as belezas da capital maranhense, “São Luís, um sonho de ilha”.

A Folha do Turismo – Brasil , edição de fevereiro, na sua publicação voltada para a língua italiana, também reserva um bom espaço para o Maranhão, com destaque para o caldeirão cultural de São Luís e para as belezas naturais dos Lençóis Maranhenses. Em outra edição da mesma Folha do Turismo, só que voltada para o espanhol, os Lençóis voltam a ser destaques, com belas fotos do santuário ecológico maranhense. Em outra edição da revista, publicada em Lisboa, Portugal, o destaque é para a diversidade cultural de São Luís, que “reúne cultura, tradições e muito agito”.

Um encarte da mesma Folha do Turismo publica uma ampla matéria ilustrada com vários fotos enfocando a cultura popular, as belezas naturais e o Centro Histórico do Maranhão. Na capa da publicação, aparece em destaque uma foto dos Lençóis Maranhenses. A gastronomia maranhense também ganhou espaço, e segundo a revista, ela “satisfaz todos os paladares”. Uma das matérias destaca que “No Maranhão é festa o ano inteiro” e que o Bumba-Meu-Boi é tradição na capital.

A matéria sobre o Maranhão publicada na revista Brasil Travel News, edição internacional, aparece em português e também na versão em espanhol. A matéria é detalhada, com destaque para o caldo cultural de São Luís, batizada de “um sonho de ilha e cidade do folclore”. A matéria conta a história do nascimento da cidade, fala das manifestações culturais, dos pontos turísticos, dos prédios históricos e casarios.

“Independente da discussão se São Luís, capital do Estado do Maranhão, foi fundada pelos portugueses ou pelos franceses, a cidade só consegue ser vista como uma das capitais mais lindas do Brasil, que agrega história, folclore, praias e muitas festas”, enfatiza a publicação. “São Luís já foi chamada de Ilha do Amor (por causa do seu expressivo número de poetas); Jamaica Brasileira (pela chegada do reggae ao Maranhão com força total, nos anos 70) ou ainda Cidade dos Azulejos, em função da arquitetura e decoração azulejada dos seus antigos casarões, vindos da Europa”, diz a mesma revista.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão (Waldemar Têrr – SECOM)

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com