A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realizou o lançamento do São João 2009, em Belo Horizonte (MG) nesta quinta-feira (30), no Hotel Boulevard Plaza, com a presença de agentes de viagens e jornalistas.
No evento, os convidados puderam ver um pouco da cultura junina da cidade e o quanto a festividade da capital maranhense pode ser importante no roteiro turístico brasileiro.
A exemplo do que aconteceu em Fortaleza (CE), foi oferecido aos convidados um café da manhã, regado à comida típica de São Luís, como bolo de tapioca, beiju, cuscuz, além de degustação dos sucos de frutas típicas, bacuri, cupuaçu e juçara. O São João 2009 já havia sido divulgado, com sucesso, na capital cearense, e tem como próxima parada a capital do Piauí, Teresina. As ações de divulgação consistem na entrega de material promocional como vídeos, souvenirs e folders em agências de viagens nos locais visitados.
A Setur firmou parceiras para a concretização desse projeto, como a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Fundação Municipal de Cultura (Func), o Trade ludovicense, formado por bares, hotéis, agências de viagens, a Associação Brasileira de Agências de Viagens, seccional Maranhão (Abav-MA), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA).
Efeitos – A Secretaria e seus parceiros já comemoram os resultados obtidos em razão da divulgação do São João 2009. Já foram fechados vários grupos de viagens com destino à São Luís saídos de Fortaleza, além de outro oriundo da cidade de Barbacena-MG. A expectativa é que outros pacotes turísticos sejam fechados para a capital.
“A tendência é que cada vez mais as agências de viagens dos locais visitados ofereçam São Luís como destino turístico. Temos uma tradição junina forte e isso é demonstrado na grande procura por nossos atrativos por parte dos profissionais do turismo”, revelou Liviomar Macatrão, lembrando que a divulgação continuará no mesmo nível: “Agora vamos para Teresina com a mesma gana que nas outras capitais. Mostraremos nossa forte cultura para o Brasil e seremos cada vez mais visitados”, finalizou.
Fonte: Prefeitura de São Luís
Parabéns à Prefeitura de São Luís e a Secretaria Municipal de Turismo pelo excelente trabalho de divulgação de São Luís na mídia nacional e internacional. Nesses três últimos meses, já houve divulgação em eventos de São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Ceará, além da divulgação internacional e nos voos do programa TAM nas Nuvens. Também espera-se o possível início das operações das companhias aéreas WebJet e Azul em São Luís.
O investimento na propaganda do patrimônio, da cultura e das belezas da cidade em outros estados e países só vem beneficiar diretamente todos os envolvidos no trade turístico da capital e a população através do aumento da necessidade de mão-de-obra com a chegada de mais turistas.
Apesar disso, não poderia deixar de lembrar sobre a atual situação do Centro Histórico que precisa de reparos com urgência. Claro que no Centro Histórico existem casarões lindos e em excelente estado de conservação, mas existem outros que estão numa situação crítica e precisam de reforma e até reconstrução por conta do abandono e isso acaba gerando reclamação por parte dos turistas que visitam a ilha. Já foram divulgadas várias notícias, inclusive aqui no blog, sobre a revitalização que o Centro Histórico irá passar após o período de chuvas e eu, assim como todo o trade, apoiamos a revitalização e estamos esperando notícias da Prefeitura e de suas secretarias sobre o começo dos trabalhos de recuperação do nosso Patrimônio da Humanidade, orgulho do povo de São Luís do Maranhão.
Gostaria de cobrar também, melhoria de acesso e infra-estrutura nos pontos turísticos da capital, como as praias do Calhau, Caôlho, São Marcos e principalmente Olho D'água e a modernização da praia da Ponta D'areia. O alto investimento imobiliário e turístico naquela região merece uma melhora na infra-estrutura do local.
Clique e leia a reportagem sobre a revitalização do Centro Histórico de São Luís.
O investimento na propaganda do patrimônio, da cultura e das belezas da cidade em outros estados e países só vem beneficiar diretamente todos os envolvidos no trade turístico da capital e a população através do aumento da necessidade de mão-de-obra com a chegada de mais turistas.
Apesar disso, não poderia deixar de lembrar sobre a atual situação do Centro Histórico que precisa de reparos com urgência. Claro que no Centro Histórico existem casarões lindos e em excelente estado de conservação, mas existem outros que estão numa situação crítica e precisam de reforma e até reconstrução por conta do abandono e isso acaba gerando reclamação por parte dos turistas que visitam a ilha. Já foram divulgadas várias notícias, inclusive aqui no blog, sobre a revitalização que o Centro Histórico irá passar após o período de chuvas e eu, assim como todo o trade, apoiamos a revitalização e estamos esperando notícias da Prefeitura e de suas secretarias sobre o começo dos trabalhos de recuperação do nosso Patrimônio da Humanidade, orgulho do povo de São Luís do Maranhão.
Gostaria de cobrar também, melhoria de acesso e infra-estrutura nos pontos turísticos da capital, como as praias do Calhau, Caôlho, São Marcos e principalmente Olho D'água e a modernização da praia da Ponta D'areia. O alto investimento imobiliário e turístico naquela região merece uma melhora na infra-estrutura do local.
Clique e leia a reportagem sobre a revitalização do Centro Histórico de São Luís.
Nenhum comentário:
Postar um comentário