Social Icons

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Embratur traz jornalistas estrangeiros para conhecer São João do Maranhão



“Queremos que o Brasil seja também reconhecido internacionalmente por suas festas juninas. Por isso, convidamos diversos jornalistas da Europa, dos Estados Unidos e da América Latina para conhecer as diversidade dos arraias brasileiros”, afirma o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino.

Esta semana, desembarcaram no Maranhão jornalistas da França e da Itália para conhecer as belezas naturais do Maranhão e também uma de suas maiores marcas: a cultura expressada durante as festas juninas. A press trip servirá para divulgação da cultura estadual na imprensa internacional, promovendo o aumento do fluxo de turistas estrangeiros no Maranhão.

A promoção dos eventos juninos foi coordenada pela Embratur em abril deste ano e discutida com representantes dos governos estaduais e capitais. Do Maranhão, apenas a prefeitura de São Luís enviou representante da Secretaria de Cultura e de Turismo.

Para que, na Copa do Mundo de 2014, os turistas já cheguem com informações sobre o que são as Festas Juninas e outras atrações culturais e gastronômicas brasileiras identificadas com o mês de junho, a Embratur está trazendo 40 jornalistas nos próximos 30 dias para conhecer 22 estados brasileiros. A intenção é transformar as festas juninas em vetor de desenvolvimento do turismo internacional.

“Do São João nordestino ao vinho gaúcho, passando pelo Boi de Parintins, no Amazonas, queremos que o estrangeiro aproveite ao máximo o Brasil na Copa de 2014”, explica Dino. “Por isso, a Embratur está trazendo esses jornalistas já este ano para que levem informações a seus países de origem.


SÃO JOÃO NO MARANHÃO E PARAÍBA

A primeira comitiva compostas por jornalistas da França e da Itália desembarcou esta semana no nordeste, para conhecer os festejos juninos da região. A viagem organizada pela Embratur segue até o dia 25 e passará por São Luís (MA) e Campina Grande (PB).

O roteiro – que teve início na última terça (18), no Maranhão – prevê passeios pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com almoço entre os nativos e visitas às Lagoas Azul, do Peixe, Bonita e ao povoado de Atins, próximo à Lagoa Verde. Além de um tour de barco até a Ilha do Curupu, perto do litoral da capital maranhense.

A visita aos arraiais em São Luís está marcada para o dia 21 (sexta). Com uma excursão ao Centro Histórico, no Arraial da Praça Maria Aragão, e a Lagoa de Jansen, que contará com apresentações de grupos de Bumba-meu-boi, Cacuriá (dança-típica maranhense), quadrilha, dança portuguesa, tambor de crioula, além dos cantores da terra.

Em seguida, a equipe parte para Campina Grande onde farão um passeio no Trem do Forró com destino a Galante onde acontece uma festa junina diurna. Durante a noite, os jornalistas visitaram o Parque do Povo – área de lazer onde acontece a festa junina – para apreciar as barracas com itens da gastronomia junina e apresentações de bandas locais e das quadrilhas de São João. Está programada também, uma visita ao Lajedo de Pai Mateus – no Cariri Paraibano, há 65km de Campina Grande, onde foram gravados diversos filmes, entre eles o Auto da Compadecida, do diretor Guel Arraes.


Festas juninas no Nordeste

Até o final de junho estão programadas mais quatro viagens com jornalistas estrangeiros. Entre os dias 22 a 30 de junho, norte-americanos vão conhecer o São João de Roraima e Parintins.

Os jornalistas argentinos, uruguaios e colombianos vêm para as festas juninas de Salvador, Praia do Forte (BA) e Aracaju, entre os dias 20 a 27 de junho. Já de 21 a 28 de junho, é a vez dos formadores de opinião da Alemanha e Holanda conhecerem as belezas juninas de Recife (PE), Caruaru (PE) e Maceió. As festas de Natal (RN) e Fortaleza (CE) receberão os jornalistas do Chile e do Peru, entre os dias 22 a 27.

Fonte: Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com