Social Icons

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Prefeitura foca em divulgação para aumentar o número de turistas na capital maranhense

O setor turístico de São Luís está buscando novos rumos. Desenvolver ações relacionadas ao marketing da cidade é uma das estratégias fomentadas pela Prefeitura de São Luís para que o número de turistas que vêm à cidade aumente e gere empregos e renda para a população. Neste início de gestão, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) tem participado constantemente de workshops, oficinas, feiras e encontros do setor pelo Brasil.

A divulgação de São Luís, suas belezas naturais, culturais e arquitetônicas estão ocorrendo, gradativamente, pelo país. Essas ações têm como objetivo atrair agências de turismo, empresários, imprensa nacional e, lógico, turistas à capital maranhense. Os destaques dessa exposição vão para a comenda de São LuísCapital Brasileira da Cultura”, o “Ano da França no Brasil” e o São João 2009.

“Vamos extrair todos os pontos positivos desses focos e mostrá-los ao Brasil. Trabalharemos para que todos, de norte a sul, conheçam nossos atrativos. A perspectiva é de que, até 2012, ano do quarto centenário da capital, estejamos sendo muito mais visitados que hoje”, revelou o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão.

Pela primeira vez, houve a participação de uma equipe ludovicense no Minas Tur, que é o maior salão de turismo do estado de Minas Gerais e reuniu cerca de 1.300 profissionais, além de quase 500 expositores de todo Brasil. O evento serviu de grande oportunidade para conhecer empresas e estabelecer contatos com pessoas e instituições que fazem o turismo no Brasil. Na ocasião, o stand ludovicense reproduziu vídeos institucionais e distribuiu fôlderes e revistas aos visitantes. Todo o material acabou em poucas horas.

Após a vista à capital mineira, a Setur apoiou o Governo do Estado no Road Show Maranhão, em Campinas, direcionado ao trade turístico, formado por agências de viagens e operadoras paulistas, além da imprensa local. Lá foi divulgado o São João 2009, além dos atrativos de permeiam São Luís e demais cidades do Estado. A equipe maranhense foi formada por representantes da secretarias de turismo municipal e estadual, lideradas por seus secretários Liviomar Macatrão e João Martins, respectivamente, da Associação Brasileira de Viagens (Abav-MA), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MA), entre outros.

Além fronteiras - Mas a viagem da ilha de encantos e magia não ficou restrita à fronteira brasileira. Ainda em março, dois jornalistas portugueses, João Miguel e Pedro Sampayo, estiveram no Maranhão conhecendo São Luís e as belezas naturais dos Lençóis Maranhenses para estampar na capa da mais importante revista da área turística de Portugal, a “Rotas e Destinos”.

Ao mesmo tempo, jornalistas do programa TAM nas Nuvens estiveram em São Luís, onde fizeram imagens para serem mostradas em vôos nacionais e internacionais da companhia. A matéria a ser veiculada, principalmente nas viagens que saem de São Luís com destino à França, tem como destaque o “Ano da França no Brasil” e São Luís como “Capital Brasileira da Cultura”.

A Folha do Turismo – Brasil, edição de fevereiro, focou a explosão cultural e riqueza arquitetônica de São Luís, que transformou a cidade dos azulejos em Patrimônio Histórico da Humanidade, outorgado pela Unesco. Outro veículo internacional que teve divulgação espontânea em suas páginas foi a revista Brasil Travel News, em uma grande matéria em português e espanhol. A matéria é detalhada, com destaque para a cultura ludovicense, suas belas praias e beleza arquitetônica. O título da reportagem, bastante sugestivo, foi “São Luís – Um sonho de Ilha”.

Muitas outras ações de divulgação da cidade de São Luís estão sendo programadas para o resto do ano para que a capital maranhense, tão bem vista aos olhos do Brasil, venha a figurar entre os destinos mais visitados e admirados dos turistas.

Fonte: Prefeitura de São Luís

Um comentário:

Renata Marques disse...

Oi Rick, agora sim! :)

Claro que eu poderia testar. Aliás, este blog já está no meu blogroll. Não só pela qualidade, mas principalmente pelo fato de ter bastante sobre a cidade na qual morei os últimos 10 anos.

Adorei o layout.

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com