Social Icons

terça-feira, 23 de julho de 2013

Restauração de réplica da torre de Pisa chega a 70%



A obra de restauração réplica da famosa torre de Pisa, em Montes Altos, na região sudoeste do Maranhão, chegou neste fim de semana, a 70%. Bancados pelo Governo do Estado, os serviços vêm sendo executados pela construtora Ducol desde o dia 3 de junho deste ano.

A construtora prevê a entrega da obra para o dia 30 de agosto, mas esse prazo pode ser antecipado em razão dos serviços estarem avançados.

O trabalho desenvolvido pela equipe chefiada pelo engenheiro Francisco de Assis Souza consiste na troca de 128 pilares (mais de 96 já foram trocados), as janelas, realização de pintura e revestimento do piso, instalações elétricas e a implementação de pontos luminosos. A previsão é que a torre ganhe 150 lâmpadas.

Com a recuperação, a torre poderá voltar a exibir, também, o seu sino original, de 1.300 kg, vindo da Itália, que havia sido substituído por um menor. A mudança se deu depois que o padre Raimundo Nonato Brandão observou que ao badalar, o sino acelerou o desgaste da torre. Havia risco de desabamento da torre.

Erguida pelo frade capuchinho Aristides Arioli em 18 de março de 1995, para lembrar os 100 anos da presença dos capuchinhos no Maranhão, 33 desses anos em Montes Altos, a torre virou referência do pacato município de pouco mais de 9 mil habitantes.

A torre possui 33 metros de altura por 15 metros de largura e fica localizada em frente a paróquia de Nossa Senhora de Santana, num complexo que inclui ainda um hospital.

A recuperação do monumento ocorre após a realização de uma campanha intitulada “Doar para recuperar”, encabeçada pelo padre Brandão, que envolveu os moradores da cidade e virou assunto nacional após divulgação em O Estado e no Jornal Nacional (TV Globo).

Fonte: Imirante

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com