Social Icons

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Rede hoteleira de São Luís está animada com o número de turistas na capital



Após a festa do Réveillon, turistas aproveitam para permanecer por mais tempo na capital. Hotéis que atingiram 100% de ocupação a partir do dia 30 de dezembro, confiam que 50% dos hóspedes permanecerão na cidade. As Praias, o Centro Histórico com suas ruas, becos e casarões repletos de herança histórica tornam São Luís uma cidade encantadora.

De acordo com o supervisor de hospedagem de um grande hotel em São Luís, Kiermes Silva, os turistas acabam se encantando com a cidade e decidem estender o tempo da hospedagem. Como a maioria viajou de carro próprio e vieram de destinos mais curtos existe uma flexibilidade maior na data de voltar para casa.

“No período de 30 de dezembro a 01 de janeiro tivemos 100% da ocupação no hotel, a partir de hoje algumas pessoas começam a ir embora, porém estamos confiantes que ainda 50% permaneçam hospedados”, afirmou o supervisor.

Kiermes explicou que o fato do Réveillon ter caído no meio da semana ajudou, pois as pessoas puderam ficar mais dias para conhecer e fazer turismo pela capital.

Passeando pelo Centro Histórico, pudemos observar alguns turistas admirando os prédios, as praças e ruas. A funcionária pública Fabia Lima, de Palmas, Tocantins, contou que está maravilhada com a cidade, em especial, as igrejas. Ela falou ainda que deseja voltar mais vezes e com tempo sobrando para conhecer mais lugares e pessoas. “Os maranhenses devem mesmo preservar toda esta riqueza, é tudo muito lindo, porém dar para perceber que está abandonado, maltratado, tem que ser mais valorizado. As praias são encantadoras, me esforçarei para vir outras vezes e trazer os familiares para conhecer”, finalizou Fábia.

Outros turistas gostam tanto de São Luís que aproveitaram o feriado para retornar a capital. É o caso da doméstica Eliana da Cunha que está na cidade pela segunda vez. Ela e o esposo são moradores de Balsas, interior do Maranhão, e a primeira vez que veio estava com pressa e passou poucos dias, por isso, resolveu voltar e passar um mês inteiro.

“É a segunda vez que venho e quero vir mais vezes, aqui tem muitas coisas que na minha cidade não têm, as praias, as igrejas lindas e as praças, mas falta cuidado e atenção do poder público e também da população”, disse a turista.

São Luís

São Luís é a única capital brasileira fundada por franceses e, principalmente, devido ao rico acervo arquitetônico recebeu em dezembro de 1997, o título de “Cidade Patrimônio da Humanidade”. São mais de 3.000 prédios coloniais, na região conhecida como "Centro Histórico" e que ocupa uma área maior que, 200 hectares. Com muitos sobrados com fachadas de azulejos portugueses, sacadas trabalhadas em ferro e madeira, telhados e mirantes, o lugar, enche de nostalgia todos os visitantes, que passam pelo local. É impossível não se encantar com cada pedacinho de chão colocado majestosamente, pelas mãos do grande arquiteto do universo. Suas ruas, becos, ladeiras e suas belas praias de água morna e cor verde turquesa, fazem da capital maranhense, uma das mais belas cidades do Brasil. Isso, sem falar das cores, ritmos e da diversidade cultural que ecoa nessa ilha magnética, de gente simples e acolhedora.

É difícil apontar os principais pontos turísticos, diante de tantas belezas. O ideal é tirar um dia todo e visitar esse exuberante complexo turístico, que mais parece um Museu de Arte à céu aberto. No entanto, destacamos alguns monumentos: A Igreja dos Remédios foi construída em 1719 e somente em 1775 tomou proporções de templo. Atualmente é considerada uma das mais belas de São Luís e fica em frente à Praça Gonçalves Dias, que também é conhecida por “Largo dos Amores” pela quantidade de casais apaixonados, que chegam para contemplar a tranquilidade do lugar e a vista impressionante da Baía de São Marcos. Bem no centro, um monumento com a escultura de corpo Inteiro, desse famoso poeta maranhense. Do seu mais famoso poema “canção do exílio” foi tirado alguns versos do hino nacional brasileiro.

As praias de São Luís são muito procuradas pelos turistas que visitam a cidade. As principais são: Praia Ponta d’Areia, que tem fácil acesso e é a mais próxima do centro. As Praias de São Marcos e Calhau, ambas na Avenida Litorânea, tem dunas cobertas por vegetação e contam com boa infraestrutura de bares, hotéis, pizzarias e restaurantes em toda a sua extensão. Mais distantes dos agitos e do centro, as praias do Olho D’agua, Araçagi e a Praia do Meio, que ficam entre as duas, são quase primitivas durante a semana, mas quando o final de semana chega, o movimento de banhistas, esportistas e vendedores ambulantes é constante durante todo o dia. É preciso ficar atento às placas de alerta, avisando os banhistas sobre a condição de banho e qualidade da água em cada trecho das praias.

Fonte: Jornal Cazumba

Nenhum comentário:

ShareThis

 

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com