Social Icons

domingo, 28 de julho de 2013

Projeto permitirá passeios virtuais pelas Reservas e Parques Nacionais do Brasil




Em parceria com o Google, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou, após dois anos de negociações, o projeto Park View, que vai possibilitar ao cidadão fazer um tour virtual pelas Reservas e parques nacionais por meio de um programa de computador. Com um movimento no mouse ou um toque na tela do celular, o internauta poderá passear por trilhas, florestas, rios, cachoeiras e demais atrativos das unidades de conservação, sem precisar sair de casa.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, por ser Unidade de Conservação federal, também será comtemplado pelo projeto. Além dele, outras 29 Unidades de Conservação administradas pelo ICMBio também participarão da primeira fase do Projeto Park View - grande parte delas considerada Patrimônio Mundial Natural pela Unesco -, como o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Parque Nacional da Serra da Capivara e Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O projeto permite o uso gratuito das imagens nos moldes do Street View, do Google, que mapeia estradas e avenidas urbanas em todo o mundo. A captação das imagens é feita por meio de equipamentos eletrônicos, adaptados a uma mochila, um triciclo ou mesmo um barco, proporcionando acesso às áreas mais remotas, nas quais não há passagem de veículos. As imagens levam seis a oito meses para serem disponibilizadas.

Atualmente, as unidades abertas à visitação atraem uma média de 5,5 milhões de pessoas ao ano. Com a implementação do Park View, a tendência é que esse número aumente gradativamente, já que a quantidade de internautas no Brasil ultrapassa 70 milhões. O ICMBio não informou o prazo para o funcionamento pleno do Park View.

Fonte: Jornal Cazumbá

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com