Social Icons

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Setur realiza qualificação do setor turístico nas áreas de transporte e alimentação

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), iniciou, nesta segunda-feira (09), dois cursos direcionados às áreas de transporte e alimentação. Os treinamentos fazem parte do Plano de Qualificação Profissional em Turismo (Qualitur), que qualifica profissionais do setor e trabalha na sensibilização e capacitação da comunidade em geral.

O Curso de Informações Turísticas e Inglês Básico, para os taxistas do aeroporto, teve início nesta segunda-feira (09) e vai até o dia 16 de dezembro, no auditório da Infraero, no Aeroporto Cunha Machado. Esta turma tem o objetivo de melhorar a prestação de serviços no que diz respeito ao transporte de turistas nacionais e estrangeiros, servindo como percepção da hospitalidade do povo ludovicense.

“O taxista é um dos primeiros, se não o primeiro, profissional com quem o turista tem contato quando sai do aeroporto ou de qualquer outro portão de entrada da capital. Temos que tratar essa ação com carinho para que nosso visitante fique satisfeito e obtenha uma interação eficaz com os profissionais com que se relacionará em sua estadia”, disse o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão.

Outra área da cadeia produtiva do setor que recebe a capacitação é a de alimentação. Funcionários de bares e restaurante da avenida Litorânea estão sendo orientados, até o dia 18 de novembro, no auditório do Sebrae, no Centro, sobre aspectos essenciais dos atrativos da cidade, como pontos turísticos e culturais.

Plano de Qualificação - O Qualitur foi lançado em setembro pelo prefeito de São Luís, João Castelo, e faz parte da sistematização de todos os programas e estratégias de qualificação e capacitação em Turismo no município, um anseio antigo dos profissionais do meio. Nele são realizadas oficinas e palestras direcionadas à cadeia produtiva do setor e à comunidade.

“Fizemos pesquisas junto às entidades representativas do meio e o ponto mais citado como principal deficiência na relação poder público e privado foi a falta de condições de qualificação dos profissionais do setor. Este plano é o fortalecimento de São Luís como potencial destino turístico, por meio da qualificação dos profissionais que atuam no setor e de melhoria na autoestima da população”, observou Liviomar.

Nestas atividades de capacitação, a Setur conta com o apoio de parceiros como o Sebrae/MA; Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/MA); Senac/MA; Sindicatos de Hotéis, Bares, restaurantes e Similares (Sindhorbs/MA); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/MA); São Luís Convention & Visitors Bureau; Ong Capital Brasileira da Cultura; Associação Brasileira de Empresa de Eventos (Abeoc); Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla); Associação Brasileira de Jornalista Especializados em Turismo (Abrajet); Sindicato dos Guias de Turismo (SINDEGTUR/MA); SESC/MA; Associação Brasileira de Indústria Hoteleira (ABIH/MA); e Sindicato dos Taxistas.

Fonte: Prefeitura de São Luís

Um comentário:

Anunciação disse...

Oi,desculpe usar o espaço do coments,mas não entendo do assunto e uma amiga alagoana que mora no estrangeiro,vai passar por são luis p/ir a barreirinhas e me perguntou sobre pousadas em são luis pois vai passar dois dias aqui.É possivel vc me dar alguma informação a respeito?Mais uma vez desculpe e obrigada pela atenção.

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com