Social Icons

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ano da França no Brasil transforma espaços públicos em palcos

Manifestações culturais de diferentes gêneros integraram a apresentação do projeto “Desloquemo-nos”, quinta-feira (15), São Luís, como parte da programação do Ano da França no Brasil. O palco foi o Centro Histórico, transformado em espaços onde artistas franceses e maranhenses mostraram trabalhos que refletem as visões mútuas entre França e Brasil.

Os artistas plásticos franceses Solange Renard e Philippe Niorthe, do Collectif 12, inauguraram a programação com exposições que ressaltam as visões do homem comum diante de situações do cotidiano.

Em um cenário que evoca o passado colonial de São Luís, Philippe Niorthe convocou a platéia a participar de uma experiência diferenciada. “O momento é de enfatizar a proximidade que simboliza o objetivo do Ano da França no Brasil”, explicou o artista francês que também realiza uma exposição de fotografias como parte do projeto.

Ao som de músicas francesas e tambor de crioula, Solange Renard falou da interação entre seu trabalho e o das artistas plásticas maranhenses Ana Borges e Marlene Barros que, juntas, vão apresentar a partir do 21 de outubro, na Casa da Arte, a exposição “Eu sou uma Mulher”. “A temática que vamos abordar será feminina. No contato com as mulheres de São Luís quero retratar a imagem delas, saber se têm as mesmas características e os mesmos problemas das francesas”, disse Solange.

Para a diretora da Aliança Francesa no Maranhão, Émile Jacament, a realização do Ano da França no Brasil revitaliza as relações entre os dois países por meio da cultura. “É um intercâmbio cultural com resultados interessantes, pois permite mostrar uma França moderna e diversa que se assemelha muito ao Brasil”.

A platéia que prestigiou o “Desloquemo-nos” em São Luís foi formada principalmente por artistas e pesquisadores interessados em ampliar a conexão cultural entre a França e o Brasil. A comunicadora e fotógrafa Jane Maciel ressaltou a coletividade do Projeto. “O ‘Desloquemo-nos’ não propõe um espetáculo para ser assistido. Dentro do princípio de residência artística eles constroem, com os artistas de São Luís, a partir da percepção da cidade e do que pretendem mostrar como coletivo”.

A opinião é compartilhada pela produtora cultural Marília de La Roche, que destaca a importância do Ano da França no Brasil. “A proposta do deslocamento da cultura, feita por esse projeto vai permitir prolongar os objetivos dessa parceria por muito tempo”, disse.

O projeto “Desloquemo-nos” em São Luís terá ainda o debate “O encontro cultural: a experiência da identidade e da universalidade”, promovido pela Aliança Francesa e a apresentação do espetáculo em cortejo “O guardião do rebanho”, dirigido pelo francês Eric Garmirian, ator, diretor e músico que vai explorar os rituais e festas de São Luís. Mais informações sobre o Ano da França no Brasil no site: http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br.

Fonte: Cazumbá Online

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com