Social Icons

sexta-feira, 1 de maio de 2009

“Brasil, o Maranhão precisa de você!”

Infelizmente, estamos vivendo nesses últimos dias, momentos assustadores por conta das chuvas que assolam algumas cidades do país.

No Maranhão, as fortes chuvas de abril causaram uma catástrofe gigantesca. Já passam de 1.200 familias em 12 municipios atingidos. Seis mil pessoas estão em abrigos públicos e 5,7 mil estão desalojadas. Ao todo são mais de 40 mil pessoas que sofreram ou sofrem nesse momento algum transtorno causado por enchentes ou desabamentos por todo o estado e o número continua aumentando.

A Capital, São Luís, e as cidades de Trizidela do Vale, Alto Alegre do Pindaré, Lago da Pedra, Marajá do Sena, Arame, Tufilândia, Presidente Vargas, Nina Rodrigues, Pindaré Mirim, Pedreiras, Caxias e Bacabal decretaram situação de emergência.

Imediatamente, várias entidades e órgãos sociais se dispuseram a ajudar, a Prefeitura de São Luís já divulgou nota oficial dizendo que está ajudando as famílias da capital e Governo do Estado também está trabalhando para resolver o problema em todo o estado, principalmente em Trizidela do Vale e Pedreiras.



Mesmo assim, ainda não é suficiente pra resolver o problema que persiste na vida de tantas pessoas. Por isso, eu resolvi através deste blog, começar uma “campanha”, para que os outros estados do país, tomem consciência da grave situação do Maranhão. Essa campanha é sem fins lucrativos, os telefones e endereços divulgados são de órgãos que existem de fato no estado. Sendo assim, eu peço a colaboração do Brasil.

Quem puder colaborar com roupas, materiais de higiene e limpeza, medicamentos ou alimentos não-perecíveis e se dispuser gentilmente a enviar isso a São Luís do Maranhão para que seja distribuído às famílias, ligue para:


Defesa Civil de São Luís
(98) 3212-8473
(Falar com Elitânia ou Rosa Maria)


Se você é de São Luís do Maranhão, pode entregar sua doação em qualquer Terminal de Integração da cidade (Praia Grande, Cohab, Cohama, São Cristóvão e Distrito Industrial) ou em vários pontos:

1 - Na Guarda Municipal ao Lado do Hospital da Criança na Av. dos Franceses, s/nº, no bairro Alemanha ou ligue para 153 ou (98) 3212–8473, que o órgão se dispõe a buscá-los na sua casa.

2 - Supermercados Mateus

3 - Hiper Bom Preço

4 - Sindicato dos Servidores da Polícia Federal no Maranhão (Sispfem) na Avenida General Arthur Carvalho, 155, no bairro Turu;

5 - Sede da Polícia Federal, na Avenida Santos Dumont, 18, no bairro Anil, ou telefonar para (98) 3226-9443 ou (98) 3226-9444.

6 - Legião da Boa Vontade (LBV) na Rua Ribamar Pinheiro, 9, no bairro Madre Deus ou ligar para (98) 3214-1428 (Se não puder ir deixar, ligue para eles que eles irão até sua casa buscar a doação)

7 - Igreja Batista Maranhense na Avenida Getúlio Vargas, 1774, Canto da Fabril, e informações pelo telefone (98) 3231-0494.

8 - Sociedade Maranhense de Direitos Humanos. Rua da Cruz 156, Centro http://smdh.org.br/

Alguns links de matérias que falam sobre o problema da chuva no Maranhão:
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1092671-5598,00-CHUVA+DEIXA+CIDADES+EM+SITUACAO+DE+EMERGENCIA+NO+MARANHAO.html
http://imirante.globo.com/noticias/pagina197583.shtml
http://imirante.globo.com/noticias/pagina197593.shtml
http://imirante.globo.com/noticias/pagina197553.shtml
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/04/21/ult5772u3672.jhtm


UPDATE:
- Internautas registram drama das famílias atingidas pela enchente no Maranhão.
http://imirante.globo.com/noticias/pagina197632.shtml (VEJA AS FOTOS!)
- Cantanhede entrou hoje na lista de cidades atingidas pela enchente no rio Itapecuru.
- O estado do Piauí enviou nesse fim de semana 05 mil cestas de alimentos para a capital São Luís e a cidade de Codó. Ao todo são 130 toneladas de arroz, feijão, farinha, óleo, macarrão e leite. (Fonte: Cidade Verde)
- Já são 55 MIL PESSOAS sofrendo com as chuvas.
- O estado do Pernambuco também enviou um avião com toneladas de doações ao Maranhão.
- Em Codó, 3 mil pessoas já sofrem com as chuvas.
- Passam de 80 MIL PESSOAS afetadas e 41 MIL DESABRIGADOS em todo o estado! (abril/2009)
- O Governo Federal continua enviando aviões com toneladas de alimentos, roupas e doações ao Maranhão.
- São mais de 137 MIL PESSOAS afetadas pela chuva. Por favor, continuem doando! (dia 04 de maio)
- Mais de 60 municípios e 167 MIL maranhenses sofrendo com as chuvas. (dia 08 de maio)

Outros telefones, endereços e novidades que forem surgindo, eu vou colocando aqui e atualizando sempre que possível. De qualquer forma agradeço a colaboração de quem puder ajudar nessa causa.

Fotos: Imirante

3 comentários:

Thyago Polary disse...

Amigo, a UFMA também tá recebendo as doações. Podem ligar pro telefone 21098007 e falar com Haphisa sobre locais de entrega e outras coisas.

Xau, xau!

Anunciação disse...

Desculpe a ousadia mas o nome não é Marajá do...Não repare o atrevimento;se eu estiver errada,desculpe.

Anunciação disse...

O que será que estão precisando mais?mantimentos,roupas,medicação?

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com