Social Icons

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Nossos Pólos Turísticos


O Maranhão é abençoado por ser cheio de atrativos e pela grande biodiversidade. Aqui podemos coexistir com a história, viver modernidade, nos deslumbrar com as praias, dunas, rios e cachoeiras, dentre muitos outros encantos.

Vou tentar descrever e comentar um pouco sobre cada um deles.

O Pólo de São Luís abrange a capital, São Luís, a cidade histórica de Alcântara, além de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Em São Luís destaca-se o Centro Histórico; pedras, becos, sobrados cheios de magia, que se revitalizou após passar pelo grande programa de restauração, durante o governo de Roseana. O conjunto é um dos mais significativos do Brasil, com cerca de 3.500 imóveis dos séculos XVIII e XIX distribuídos principalmente pelos bairros da Praia Grande, Desterro e Portinho. Conta com lojas, cinema, museus, bares, restaurantes e hotéis e o sistema de moradia criado em pleno projeto reviver. Em Alcântara também se destaca seu harmonioso conjunto arquitetônico, suas ladeiras, lendas e praias encantadoras. Em São José de Ribamar a tranqüilidade bucólica e cheia de religiosidade, a bela enseada que garante místicas paisagens; na Raposa, encontramos as rendas de bilros, artesanato disputado e admirado por todos, pousadas e uma culinária peculiar e saborosa - deliciosas peixadas, revigorantes ostras e o tradicional peixe-pedra frito e, os sítios e vivendas de Paço do Lumiar com suas carroças de tração animal, nos remetem a uma agradável viagem no tempo.

Não podemos permitir que São Luís seja meramente um portão de entrada para o turismo do Maranhão, ela tem que entrar no circuito proporcionalmente a sua importância, devido as imensas e diversas riquezas que tem.

O Pólo do Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas. Seu maior atrativo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, belo e intrigante fenômeno da natureza, que tem Barreirinhas como principal portão de entrada.

O Parque Nacional dos Lençóis é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelharem-se a um deserto. Mas com características bem diferenciadas. Na verdade chove na região, que é banhada por rios, e são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área, formando uma paisagem inigualável. Algumas delas, como a Lagoa Azul e Lagoa Bonita já são famosas pela beleza e condições de banho. Os povoados de Caburé, Atins e Mandacaru são pontos de visita obrigatórios.

O Pólo Delta das Américas fica Localizado a nordeste do Estado, na divisa com o Piauí. Envolve a região sob influência do Delta do Rio Parnaíba, que tem 70% da sua área no Maranhão. Os principais municípios são: Tutóia, Paulino Neves e Araioses, deste último partem excursões turísticas para o Delta, que por sua vez, é o terceiro maior delta oceânico* do mundo. São os rios, a flora, a fauna, as dunas de areias alvas, e os banhos em lagoas e mar alguns dos atrativos que o lugar oferece.

Temos em Tutóia, as Praias do Arpoador e Namorados, as lagoas da Taboa, Jacaré, Areia e Lagoinha. Artesanato em palha, couro, coco, chifre, linha e conchas. Em Araioses, as praias do Farol, do Caju, dos Guarás e dos Poldros, as Ilhas do Caju, dos Poldros, do Carrapato, Carnaubeiras e Canárias, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, do século XIX, o Cemitério indígena Arayos, no povoado de Aldeia, a 20 quilômetros da sede e o artesanato de palha de carnaúba (chapéus, tapetes, abanos), madeira, cerâmica, ferro e tecido.

Curiosidade: Delta oceânico é um raro fenômeno da natureza que ocorre também no rio Nilo, na África, e Mekong, no Vietnã. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representariam os principais afluentes do Parnaíba, que se ramificam formando um grandioso santuário ecológico.

O Pólo Chapadas das Mesas, cortada por 22 rios, fica situado às margens da BR-230, a 35 quilômetros de Carolina, cidade das cachoeiras e suas praias pluviais. Lá está localizada a linda e intrigante cachoeira da Pedra Caída, que sem dúvida é a que mais chama atenção, com suas quedas d’águas, de até 50m, formando lá embaixo, entre paredões rochosos, uma piscina natural de beleza incontestável, trilhas ecológicas e inimagináveis paisagens. São inúmeras as surpresas que essa viagem pode revelar. As principais cidades do pólo são Imperatriz, Carolina e Riachão, circundadas por um mundo mágico e grandioso.

O Pólo Florestas dos Guarás, ainda em fase de estruturação, fica na porção amazônica do Maranhão, no litoral ocidental do Estado. Incluído como pólo eco-turístico por excelência, composto pelos municípios de Cedral, Mirinzal, Cururupu, Guimarães e Porto Rico do Maranhão, entre outros. Seu nome deve-se à bela ave de plumagem vermelha, comum na região. As quais são vistas em abundância durante a viagem de travessia feita de ferry boat. O lugar, que conta com incríveis atrativos naturais e culturais, destaca-se como um santuário ecológico, formado por baías e estuários onde os rios deságuam em meio a manguezais. Fauna e flora abundantes, florestas, praias desertas e ilhas que em breve estarão abertas à visitação com segurança e tranqüilidade. Entre os maiores atrativos turísticos deste Pólo, está a Ilha dos Lençóis, em Cururupu. Inteiramente formada de areia, apresenta cenários deslumbrantes além das praias de Caçacueira, São Lucas e Mangunça e um banco de corais ao alcance apenas de mergulhadores profissionais. Ao chegar a essa cidadezinha não deixe de passear nos barcos dos pescadores e, ou nas carroças de rodas de ferro, com seu som peculiar, puxadas por parelhas de bois.

Essa apresentação das nossas belezas naturais e do nosso potencial turístico é para divulgá-lo e preservá-lo, tornando-o apreciável para que nossas gerações futuras desfrutem tanto quanto ou mais que nós.

(THICIA FARAH, Turismóloga e consultora de eventos).
Fonte: Inclose.net

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com