Social Icons

sábado, 8 de março de 2014

São Luís terá o I Festival Internacional do Folclore em setembro



Além do patrimônio histórico e arquitetônico tombado pela Unesco, São Luís é reconhecida internacionalmente pela sua diversidade cultural. Durante as festas juninas, milhares de turistas vêm à capital maranhense para conhecer de perto a riqueza folclórica presente nas festas, brincadeiras e formas de expressão da região. Este ano, a cidade vai entrar na rota turística dos grandes festivais culturais com a realização do I Festival Internacional do Folclore, entre os dias 08 e 12 de setembro.
 
O principal objetivo do festival é promover a difusão das manifestações populares do Maranhão para o resto do mundo, abrindo campos para diálogos e troca de experiências entre diferentes culturas de outras regiões brasileiras e mundiais. “No festival de São Luís, vamos ter a participação de grupos culturais de outros estados, como Rio Grande do Sul, Paraíba, São Paulo, Ceará, e também de grupos de países da Europa e América do Norte”, afirmou Cláudio Sampaio.

O evento terá início no dia do aniversário da cidade, 08 de setembro, e vai prosseguir até o dia 12, com várias atividades. Ainda será definido o local de realização do festival. A reunião servirá também para esclarecer de que forma os grupos folclóricos, artistas e artesãos compreendam melhor a área de atuação do CIOFF e de que maneira todos poderão ser beneficiados com um evento de grande porte em São Luís.

SOBRE O CIOFF

Há 40 anos o CIOFF trabalha para a salvaguarda, promoção e difusão da cultura tradicional, com o objetivo de promover o patrimônio imaterial, através de formas de expressão, tais como dança, música, jogos, rituais, costumes e outras artes, além de promover diversas ações em favor da diversidade cultural, diálogo intercultural e cultura de paz através da implementação de programas específicos bienal ou a organização de reuniões, workshops e conferências cultural. A organização realiza cerca de 250 festivais em mais de 50 países, envolvendo mais de 50 mil artistas. O evento promove uma rede mundial de contatos e trocas culturais entre os diversos países integrantes, propiciando o enriquecimento da própria realidade local.

Fonte e Foto: Blog Maranhão Maravilha

Nenhum comentário:

ShareThis

 

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com