Social Icons

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Canoa costeira do Maranhão recebe título de Patrimônio Cultural do Brasil



A canoa costeira maranhense, uma das embarcações artesanais típicas do nosso litoral, recebeu nesta quarta-feira (23) o título de Patrimônio Cultural do Brasil. Além dela, outros três tipos de embarcações tradicionais do Brasil receberam o mesmo título.

A embarcação tem quatro séculos de história. "Ela é um acúmulo de quatro séculos de experiência dos nossos homens do mar, que labutam no dia a dia, enfrentando correntezas pesadas e marés muito grandes, que é uma característica da nossa costa, realizando um trabalho que até hoje é importante para nossa comunidade. Temos milhares de famílias que ainda dependem dessa alternativa, ao longo de nosso extenso litoral, que é cheio de manguezais, reentrâncias. Muitos não têm outro meio de transporte e de subsistência que a utilização dessas embarcações", explicou o conselheiro do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Philippe Andrès.

Em 1986, havia uma estimativa de mais de 180 embarcações dessas no Maranhão. Hoje, são apenas 27, o que significa que elas estão correndo sérios riscos de desaparecimento. De acordo com o especialista, o risco de desaparecimento se dá por causa da vocação para o transporte de carga que foi diminuindo.

"Isso ocorre na medida em que surgem as estradas e o tráfego de caminhões, que leva a carga de porta a porta, mas isso, na nossa área, ainda é cedo para deixa acontecer. Temos populações isoladas, como na costa de Cururupu, onde não é mais possível construir estradas", concluiu.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

ShareThis

 

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com