Social Icons

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Icatu - O paraíso do Pólo Munim


Icatu é um município brasileiro e fica localizado no estado do Maranhão. Localiza-se na microrregião de Rosário, mesorregião do Norte Maranhense. A sua população estimada em 2010 era de 25.147 habitantes. Possui uma área de 1.448,796 km². Foi criado em 1688. Icatu fica na foz do rio Munin, que desemboca no Oceano Atlântico. Depois de São Luís e Alcântara é a mais antiga localidade do Maranhão. Fica distante da capital do estado (São Luís), 36 km em linha reta. 

O município de Icatu possui lindos atrativos turísticos, são praias praticamente virgens, rios de águas transparentes e belíssimas cachoeiras, sem falar da aventura para se chegar a alguns destes pontos. Vale a pena conferir o que o município de Icatu tem para oferecer a seus visitantes, cidade de um povo feliz e hospitaleiro. Escolha a melhor opção para visitar algumas de nossas belezas, aproveite e seja bem vindo ao município de Icatu, você será muito bem recebido.



Cachoeira do Boqueirão: Está localizado no Povoado de Boqueirão, aproximadamente a 46,5 km da Sede de Icatu. Seu acesso dar-se por meio da MA 402 até a entrada do Povoado Jaburu, em seguida tem-se estrada não pavimentada, ideal para quem gosta de aventurar-se em carros tracionados. A Cachoeira do Boqueirão é um lugar de beleza ímpar com duas quedas d´águas de aproximadamente 5m convidativas a serem apreciadas. Devido á morfologia do relevo, a cachoeira localiza-se sob uma espécie de cânion, circundada por rochas lapidadas pelo intemperismo, dando o formato de um lago, configurando um cenário atrativo e exótico. Possui uma vegetação de mata de galeria e águas límpidas de valor térmico muito agradável. Atualmente a comunidade está administrando a conservação do local e cobra uma taxa simbólica de R$ 1,00 para ajudar na manutenção do atrativo e oferece serviços de alimentação e bebidas.
 

Rio Itatuaba: Está situado no Povoado de Itatuaba, uma das comunidades mais desenvolvidas da região de Icatu, fica a 25,5km da sede. O Rio Itatuaba possui águas límpidas, leito largo e raso ladeado por mata ribeirinha e conservada, convidativo a um delicioso banho. Pode-se chegar lá através de carro pequeno, carro tracionado, motos e também possui linhas de ônibus. Possui uma modesta e confortável infra estrutura de alimentação e hospedagem próximo ao local de banho.



Praia de Santa Maria: A Praia de Santa Maria está localizada no Povoado de Santa Maria e fica a 23km da sede, é uma comunidade quilombola. Pode-se chegar lá através de carro pequeno, moto e ônibus ou por via marítima através de pequenas e médias embarcações. Possui modesta infra estrutura de hospedagem e alimentação, mas muito aconchegante e com uma deliciosa comida típica. É uma praia que possui uma imensurável beleza natural, sendo possível fazer uma caminhada por seu litoral de aproximadamente 2 km de extensão, banhar nas águas calmas, mornas e pardas e apreciar a variada vegetação como palmáceas, guaximas, gramas, mangues, falésias, pedras, areias e rios. Mas também se destaca pela grande importância histórica que tem no Estado do Maranhão, pois lá ocorreu a Batalha de Guaxenduba, onde os portugueses expulsaram os franceses do Maranhão. É uma batalha marcada pelo sobrenatural, pois diz a lenda que Nossa Senhora apareceu neste local para transformar areia em pólvora, enchendo os canos das armas portuguesas, fazendo com que os portugueses, que estavam em um número bem inferior aos franceses, ganhassem a batalha. Foi o primeiro local habitado pelos portugueses no Maranhão. É possível fazer o percurso dos expedicionários portugueses através das trilhas que levam até as ruínas do Forte de Guaxenduba e até as ruínas jesuíticas de Tatuaba. A noite podemos avistar as luzes da cidade de São José de Ribamar.


Prainha: Situada no Povoado de Prainha, a aproximadamente a 42 km da Sede, é privilegiada por uma beleza exótica e paradisíaca, quase inexplorada, com 1 km de faixa litorânea visualizando a presença de pedras, mangues, vargens e um lindo pôr do sol. É uma praia ainda pouco visitada por causa da distância e do difícil acesso, sendo possível chegar lá somente através de carro tracionado ou por meio de pequenas e médias embarcações saindo principalmente de São José de Ribamar, Santa Maria e da Sede de Icatu. Alimentação e hospedagens são oferecidas pelos próprios moradores.



Papagaio: A praia de Papagaio encontra-se no Povoado de Papagaio, fica aproximadamente a 42km da Sede, também é conhecida como Tacuruçá. E fronteira com Prainha. Tem uma vista panorâmica fascinante e possui um farol a energia solar para a orientação das embarcações. Devido a distância e ao difícil acesso, a praia é pouco explorada e sua beleza é exótica e conservada, com uma grande extensão de faixa litorânea e diversificada fauna e flora. Chega-se lá por meio de carro tracionado ou por meio de pequenas e médias embarcações saindo principalmente de São José de Ribamar, Santa Maria e da Sede de Icatu. Alimentação e hospedagens são oferecidas pelos próprios moradores.

Fonte: Prefeitura de Icatu / blog Maranhão Maravilha
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Parece um lugar magnífico. Será que existem hotéis nas proximidades destas belezas?

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com