Social Icons

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Greve na Iberia obriga a cancelar mais de mil voos



Os 20 mil trabalhadores da companhia aérea Iberia iniciaram hoje uma greve que se prolongará até sexta-feira e é a maior da história da companhia aérea, em protesto contra o plano de reestruturação da empresa, que prevê 3807 despedimentos.

A greve, convocada por seis sindicatos dos trabalhadores, marca o início de protestos que se vão prolongar até março e que incluirão outras duas paralisações de cinco dias cada uma.

O plano de reestruturação da empresa foi anunciado a 9 de novembro de 2012 e prevê 3807 despedimentos ou 19% da força laboral da Iberia.

A paralisação, à qual aderiram os funcionários de voo e de terra da Iberia, afetará também algumas das 120 companhias a que a empresa presta serviços de assistência em terra (handling), sendo que as mais prejudicadas serão as companhias do seu grupo, como a Iberia Express, Vueling e Air Nostrum.

No total, a greve obrigará ao cancelamento esta semana de mais de 1220 voos, dos quais 415 são da Iberia (39% dos 1062 programados), 354 da Vueling (29% do total), 357 da Air Nostrum e 96 da Iberia Express (30%).

Só hoje foram cancelados 236 voos, dos quais 81 são da Iberia, 20 da Iberia Express, 78 da Vueling e 57 da Air Nostrum. A Iberia conseguiu, no entanto, recolocar a maioria dos passageiros afetados esta semana - cerca de 60 mil entre um total de 70 mil - em voos alternativos.

A greve dos trabalhadores da Iberia afetará ainda voos de outras companhias como a alemã Lufthansa, que informou os passageiros que as suas rotas para e desde Espanha poderão sofrer alterações.


Marcha e concentração marcada para amanhã

Os funcionários da Iberia vão realizar esta manhã uma marcha de protesto de oito quilómetros, com início marcado para as 8h, entre a nova e a antiga zona industrial de Barajas e realizarão uma concentração entre as 12h e as 15h no terminal 4 do aeroporto de Madrid-Barajas.

A direção da companhia apelou aos sindicatos para desconvocarem a paralisação por "prejudicar os clientes".

O Governo espanhol definiu serviços mínimos para os 15 dias de greve que garantirão 100 % dos voos para as ilhas espanholas e 50 % dos serviços entre cidades espanholas e estrangeiras.

Estas paralisações deverão causar à Iberia custos superiores aos três milhões de euros por dia que foram estimados para as greves dos pilotos no ano passado.

Fonte: Portal Expresso - Economia

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com