Social Icons

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Embratur se reúne com 12 secretários para promoção internacional do São João do Nordeste



No exterior, o Brasil tem, como uma de suas principais marcas culturais, o Carnaval. “A Embratur agora trabalha para que também seja reconhecido como o país do arraial”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino. Ele recebe, na próxima segunda-feira (22), autoridades de 12 estados diferentes para debater a estratégia de promoção das Festas Juninas de 2014.

É que no ano que vem as festas juninas coincidirão com a realização da Copa do Mundo no Brasil. É a oportunidade para que, entre um jogo e outro de sua seleção, os estrangeiros possam conhecer a música, cultura e culinária das Festas de São João, São Pedro, Santo Antônio e, em algumas regiões, de São Marçal.

Para dar conta da diversidade de manifestações das festas juninas no Brasil, Flávio Dino convidou para a reunião dirigentes de Turismo e Cultura dos nove estados do Nordeste e suas respectivas capitais, além de representantes dos governos de Tocantins, Roraima e Amazonas e suas capitais, por conta das festas juninas fortemente arraigadas na cultura popular.

“É uma oportunidade única que essas cidades terão de promover internacionalmente suas Festas Juninas, já que coincidirão com o megaevento de maior exposição de mídia no mundo, a Copa”, afirmou Dino. “Nossa meta é colocá-la no patamar de mais uma das marcas do país no exterior, como o carnaval”.

Nessa linha de ação, o presidente da Embratur já tem conversado com dirigentes de várias cidades famosas no Brasil por suas Festas Juninas. Por isso, em março, o Dino recebeu, na Embratur, a secretária municipal de Cultura de Campina Grande (PB), Marlene Alves. Juntos, ambos acertaram detalhes da press trip da Embratur que levará jornalistas da França e da Itália para conhecer o São João da cidade em junho deste ano.

“O posicionamento geográfico da Paraíba, entre Natal e Recife, duas cidades-sede da Copa do Mundo, garante uma condição privilegiada a Campina Grande na atração de estrangeiros para eventos antes, depois ou entre os jogos”, avaliou o presidente da Embratur.
 

Este mês, Dino também esteve em São Luís para conversar com o presidente de Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, sobre a possibilidade de também promover as Festas Juninas daquela capital. Em março, Flávio já havia visitado Palmas para ver uma prévia dos festejos da capital tocantinense.

“É muito bom ver o presidente da Embratur impressionado e emocionado com a apresentação das Festas Juninas de Palmas”, afirmou o prefeito de Palmas, Carlos Amastha. “Poucas pessoas sabem, mas temos um São João muito produzido e enraizado na população”.

Fonte: Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

ShareThis

 

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com