Social Icons

domingo, 3 de março de 2013

Turismo internacional: Flávio Dino e Lula Fylho discutem oportunidades para São Luís




Cultura, história, culinária, artesanato, infraestrutura turística. Todos estes temas foram pautadas de debate entre Flávio Dino (presidente da Embratur) e Lula Fylho (Secretário Municipal de Turismo de São Luís) para definição de estratégias que dinamizem o turismo internacional na capital. Em parceria com outras cidades do Maranhão e do Norte/Nordeste, a ideia é preparar São Luís para receber turistas estrangeiros a partir de investimentos feitos em qualificação e na atração de turistas através de divulgação internacional dos atrativos do Maranhão.

Dando início à série de iniciativas neste sentido, São Luís receberá a visita de Mônica Rangel, presidente da Associação Brasil à Mesa. Na programação promovida pela Embratur em parceria com a Setur, Monica conhecerá os principais atrativos de São Luís e de Barreirinhas, desfrutando dos principais sabores maranhenses.

“A Embratur incentiva hoje a disseminação da gastronomia como produção associada ao turismo. A intenção é incentivar que produtos regionais e típicos de cada região sejam apresentados ao visitante como parte do turismo cultural. Esse modelo fortalece as cadeias de produção locais, que vão desde o cultivo dos ingredientes (no caso do Maranhão a vinagreira, a pesca, o caju, a juçara, entre tantos outros) e chega até o produto final, que é o prato à mesa,” exemplificou.

Na conversa com Lula Fylho, Flávio Dino enfatizou ainda a necessidade do município em estreitar laços com cidades que serão sede da copa do mundo de 2014. Entre outras oportunidades de crescimento, está o roteiro associado de turismo em São Luís e Barreirinhas, cidades com atrativos diferentes e complementares.

“São Luís tem diversos atrativos. É uma cidade patrimônio histórico, estamos próximos de uma das cidades sede da copa que é Fortaleza. Portanto, temos uma avenida de oportunidades à nossa frente. A partir daí, devemos estruturar ações concretas que resultem em ganhos que sejam percebidos pelo trade turístico e que possa oportunizar aos turistas boas experiências e gerar uma imagem positiva da capital”, explicou Dino.

Voos Internacionais

Mesmo não sendo sede da Copa, os ganhos com investimento no turismo internacional em São Luís deverão crescer a partir de 2013. Outra oportunidade para o crescimento do turismo internacional em São Luís apresentada por Dino é a operacionalização de voos charter (voos fretados). Com a divulgação conjunta dos atrativos de São Luís e Barreirinhas no exterior, a expectativa é despertar esse tipo de turista em visita ao Maranhão e diminuir as fronteiras do estado com outros países.

Lula Fylho adiantou que já está estudando a possibilidade de criar roteiros internacionais que possibilitem o início deste tipo de voo a partir de São Luís.

“Nós não podemos nos acanhar, numa postura que não corresponde com todas as coisas boas que São Luís apresenta. Estamos trabalhando para incluir São Luís dentro de um roteiro turístico mais amplo, trabalhando parcerias municipais e também com outros estados, além de qualificar nossa mão-de-obra, valorizando nossas potencialidades locais, para que o turismo em São Luís tenha o destaque que merece,” disse o secretário municipal de turismo da capital.

Fonte: Portal Vermelho

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com