Social Icons

sábado, 16 de agosto de 2014

Rota das Emoções - Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara




A “ROTA DAS EMOÇÕES” encontra-se localizada na região turística que compreende três dos mais raros e exuberantes destinos turísticos do Brasil: os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e a Costa do Sol Poente Cearense, especificamente na região de Jericoacoara e Camocim cujas belezas naturais são preservadas em áreas protegidas.

O roteiro que liga três estados do Nordeste brasileiro, Ceará, Piauí e Maranhão, apresenta ecossistema variado, formando mares de ondas perfeitas, próprias para a prática do kitesurf, windsurf, hobbie cat, surf, windsurf, kitesurf, entre outros esportes náuticos. Toda a Rota das Emoções é envolta em muita aventura e a região bastante conservada e preservada virou roteiro obrigatório para os amantes do ecoturismo, do turismo de aventura e dos esportes ao ar livre.

A Rota oficial lista 14 municípios: Araioses, Barreirinhas, Paulino Neves, Santo Amaro e Tutóia, no Maranhão; Jijoca de Jericoacoara, Barroquinha, Camocim, Chaval e Cruz, no Ceará; e Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luis Correia e Parnaíba, no Piauí.

Este roteiro integrado é resultado do Projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização – 1ª edição, implementado pelo SEBRAE e Ministério do Turismo. Desde 2005, lideranças locais, empreendedores, governo e entidades trabalham unidos para o desenvolvimento integrado desta região.

O SEBRAE em parceria com empresários de turismo e governo tem trabalhado as comunidades ao longo da Rota das Emoções, valorizando sua cultura ensinando-lhes sobre a importância desse potencial turístico que é também uma forma de desenvolvimento das comunidades e sustento nos mais diversos ramos do turismo, sempre com um olhar na sustentabilidade e competitividade do produto no mercado nacional e internacional. Todos esses esforços contribuíram para que a Rota das Emoções, em 2009, fosse eleita o Melhor Roteiro Turístico do país, concedido pelo Ministério do Turismo, durante o 4º Salão do Turismo, maior evento turístico da América Latina.

Por englobar três importantes Áreas de Proteção Ambiental, o roteiro não deve ser explorado sem um mínimo de cuidado com a preservação do meio ambiente. Além disso, toda a programação gira em torno do contato com a natureza e o social com a comunidade. Basta aproveitar cada paisagem, apreciar todos os sabores e se deixar envolver com as histórias e a simplicidade do povo local.

Visão de Futuro da Rota das Emoções:
Ser um destino sustentável de referência nacional e internacional pelos seus produtos únicos, diferenciados, que integra natureza, aventura, esportes relacionados com vento e água, e cultura, num cenário de sol e praia.

Princípios Básicos da Rota das Emoções:
- Compromisso com o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas.

- Fortalecimento da governança local.
- Efetivação do processo de integração em todas as instâncias.
- Vivência de uma experiência de grande significado ao turista.
- Observância das políticas públicas nacionais, estaduais e municipais, voltadas para o turismo.

Fonte: Portal Ilha do Caju

Nenhum comentário:

ShareThis

 

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com