Social Icons

sábado, 2 de janeiro de 2010

Ludovicenses prestigiam Réveillon Viva 2010


Apesar da chuva insistente que terminou somente na manhã desta sexta-feira (1º) e do trânsito engarrafado, milhares de ludovicenses prestigiaram a programação do Réveillon do Maranhão – Viva 2010. O evento, uma promoção do Governo do Estado, incluiu show pirotécnico, mega festa e celebração religiosa em vários pontos da orla da Ilha de São Luís.

O tour religioso de fim de ano em São Luís teve início na Praia do Araçagy. Lá centenas de católicos participaram, com muita fé e religiosidade, de uma missa presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom Belisário às 21h. Em seguida, o padre Antônio fez pregação e preces de louvor. Na virada, houve show com bandas e cantores católicos. O encontro na praia acontece desde 1992 com a realização da Renovação Carismática Católica (RCC).

“Com chuva ou sem chuva, nós católicos viemos prestar homenagem a Deus e agradecer por mais um ano de vida. Aliás, uma chuva abençoada”, disse Sérgio Queiroz, paroquiano e integrante da RCC.

Já na praia do Olho d’Água, adeptos da umbanda fizeram a suas oferendas e agradeceram com flores, frutas e objetos levados pelo mar aos orixás e à Iemanjá. O ritual faz parte do tradicional encontro de manifestações afro-religiosas no local. O encontro chamou a atenção de muitas pessoas e simpatizantes que passavam pela praia e paravam a fim de acompanhar os rituais e reavivar as boas energias para o ano que se inicia.


Litorânea
Na orla da Avenida Litorânea, dois palcos (Praça do Pescador e Belvedere), um túnel para música eletrônica e um trio elétrico fizeram a festa. Tribo de Jah, Carlinhos Veloz, Mano Borges, Banda Reprise, Banda Chiquinho França foram algumas das atrações que fizeram a alegria do molhado, “mas feliz”, público.

A banda Mákina do Tempo e o Bicho Terra foram os responsáveis pelos shows da virada, que criaram aos “foliões” um clima de pré-carnaval.

“Um réveillon de esperança e renovação para este povo que quer paz, alegria, trabalho. Por isso este canto de festa, de carnaval, de revitalização de uma cultura que está sendo proporcionada pelo governo”, destacou o produtor cultural José Pereira Godão.

Queima de fogos

Um dos momentos mais esperados do Réveillon do Maranhão – Viva 2010 foram as luzes e as cores dos fogos de artifício que encheram o céu das praias de São Luís, iluminando o novo ano. Com duração de 20 minutos, o show pirotécnico deixou deslumbrados adultos e crianças. “Todo ano venho assistir os fogos de artifício. Quando soube da programação que o governo ia realizar não pensei duas vezes, deixei o pernil em casa, e vim para a praia. É muito bonito ver as pessoas se confraternizando tendo ao fundo as luzes dos fogos. Não tem chuva que atrapalhe”, falou animada Ana Maria Machado.

Destaque também para a presença de policiais militares e da cavalaria que atentos a qualquer tumulto garantiram a segurança da população no local. Houve ainda o apoio do Corpo de Bombeiros e ambulâncias em toda a orla.

Fonte: Governo do Maranhão

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com