Social Icons

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Samba de agremiação paulista canta encantos e magias de São Luís

Já está disponível no portal da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br) o sambaenredo da Escola Acadêmicos do Tucuruvi, de São Paulo, intitulado “São Luís: Um Universo de Encantos e Magias”. Entregue pelo carnavalesco Arnaldo Mota nas mãos do secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, a música animará a passarela paulista em 2010, exaltando as belezas naturais, a arquitetura, a gastronomia, cultura e o povo da capital maranhense.

A letra, que foi composta por Rodolfo Minueto, Rodrigo Atração, Edson Nocera, André Filosofia, Miguelzinho Sá, Walter Jr e Rodrigo Minueto, tem como foco a tradição folclórica, mencionando o carnaval local, o bumba-meu-boi, o tambor de crioula e tudo aquilo que evidenciou a cidade como Capital Brasileira da Cultura 2009.

“Convocamos o público para prestigiar o desfile tanto na TV quanto na própria passarela. Estaremos em evidência, mostrando nosso potencial cultural, gastronômico, natural, entre outros. Temos que dar nossa parcela de ajuda, apoiando e prestigiando a escola que apostou no tema”, disse Liviomar Macatrão.

A escola será a terceira a desfilar na noite de sexta-feira (02/02/2010) e resumirá a história e costumes ludovicenses em 23 alas, espalhadas entre os cinco carros alegóricos com os temas Ritmos e Cultos Africanos; Festa de São João; São Luís Patrimônio Cultural da Humanidade; Lendas de São Luís do Maranhão e Jamaica Brasileira.

O carnavalesco Wagner dos Santos, maranhense radicado em São Paulo, disse, quando este em São Luís, que o sambaenredo é a realização de um sonho. “Há mais de dez anos, tenho essa ideia de homenagear minha cidade. Queremos mostrar que São Luís é um roteiro turístico em potencial e podemos receber visitantes de todo o Brasil”, disse.

Esta não é a primeira vez que a cidade é tema de samba no eixo Rio-São Paulo. Numa das mais importantes participações, a capital maranhense foi homenageada pela Beija-Flor de Nilópolis, em 2001. O samba colocou no dia-a-dia do maranhense o refrão: (...) Sou Beija-Flor e o meu tambor tem energia e vibração, vai ressoar em São Luís do Maranhão (...).

Clique aqui para escutar o samba-enredo

Clique aqui para visitar o site da Acadêmicos do Tucuruvi

Enredo: São Luís do Maranhão: Um Universo de Encantos e Magias

Presidente: Husseim Abdo El Selam (Sr. Jamil)

Carnavalesco: Wagner Santos

Compositores: Rodrigo Atração, Edson, Nocera, André Filosofia, Miguelzinho Sa, Walter Jr., Rodolfo Minueto e Rodrigo Minueto.

Intérprete: Fredy Vianna

Terra abençoada pelas mãos do criador
sublime paraíso, a Ilha do Amor!
Um marco francês ali se fez
surge assim a miscigenação...
É canto, é dança, é devoção
heranças da cultura afro-brasileira
teu ritmo embala a multidão
no carnaval levanta poeira
tem São João, bumba-meu-boi a encantar
teu folclore é tradição popular

É arte, é cultura pra te emocionar
na arquitetura reflete a beleza
tem magia e sedução esta cidade
Patrimônio da Humanidade

Bom é sentir o calor
a brisa soprar na beira do mar
no esporte ser um vencedor
na gastronomia “provar teu sabor”
berço de poetas imortais
lendas que estão vivas na memória
de um povo valente e guerreiro que faz sua história
na capital do reggae

Meu samba vai te embalar
pode aplaudir o show vai começar!

Tucuruvi chegou!
o som do tambor vai ecoar
pra conquistar o seu coração
em São Luís do Maranhão

Fonte: Prefeitura de São Luís

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com