Social Icons

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Prefeitura de São Luís firma convênio para construção do primeiro Bairro Verde da capital

A Prefeitura de São Luís celebrou, em Dubai, nos Emirados Árabes, Convênio Internacional de Cooperação Técnica com a Metrópolis Global para o planejamento e elaboração do projeto piloto de construção do primeiro “Bairro Verde” da capital. O secretário municipal de Meio Ambiente, Afonso Henriques Lopes, representou o prefeito João Castelo no evento de Dubai, cidade onde projetos similares já são desenvolvidos.

O ato de assinatura do convênio, que garantiu para o projeto recursos no valor de US$ 250 mil dólares (cerca de R$ 500 mil), foi realizado durante workshop promovido pela Metrópolis Global, instituição de captação de recursos para projetos na área ambiental, com sede em Madri/Espanha. A Metrópolis tem ainda como objetivo promover o desenvolvimento das cidades, estimulando a utilização de tecnologias inovadoras de preservação ambiental, visando à melhoria da qualidade de vida.

O projeto “Bairro Verde”, idéia abraçada pelo prefeito João Castelo, é um modelo inovador de urbanização que utiliza tecnologias limpas para solucionar os problemas de habitação, saneamento, drenagem, fornecimento regular de energia e água, iluminação pública, criação de áreas verdes e de lazer, entre outros aspectos que proporcionam qualidade de vida aliada à preservação do meio ambiente.

Segundo o titular da Semmam, todos os detalhes sobre o planejamento e execução do projeto serão discutidos no “Workshop Internacional Cidade Verde”, que será realizado pela Prefeitura de São Luís, em parceria com a Metrópolis Global e outros parceiros nacionais e internacionais, na segunda quinzena do mês de agosto. O evento reunirá na capital, pesquisadores e especialistas no assunto.

“Nesse workshop, vamos identificar melhor quais idéias relativas à construção de uma cidade verde, principalmente no que diz respeito às eco-infraestruturas, poderemos utilizar na nossa capital”, frisou o secretário.

Projetos - Paralelamente a isso, uma gama de novos projetos para a melhoria da qualidade ambiental de São Luís está sendo implementada ou encontra-se em fase de planejamento na Semmam para ser executada nos próximos meses.

Afonso Henriques Lopes destaca como uma das mais importantes ações na área ambiental, nesses seis meses de gestão, o Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, financiado pelo Banco Mundial (Bird), pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e com recursos próprios do município. A revitalização da área mobilizará recursos na ordem de 59,4 milhões de dólares, sendo 60% oriundos da instituição financeira e 40% de contrapartida da Prefeitura.

Além de melhorias na infra-estrutura, de saneamento básico, drenagem e de habitação, o programa prevê ainda serviços de recuperação e proteção ambiental em toda a área, beneficiando aproximadamente 67 mil pessoas, em 45 bairros localizados na Bacia do Bacanga.

Outra ação em pleno desenvolvimento é o Projeto Reciclagem Cidadã. Realizado em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), a ação tem como objetivo difundir a utilização de práticas sustentáveis de gerenciamento de resíduos sólidos por meio da destinação adequada do lixo reciclável produzido em empresas, instituições e residências.

O secretário municipal de Meio Ambiente informou que o projeto está acontecendo, inicialmente, em algumas secretarias e órgãos da Prefeitura, onde todo o material reciclável recolhido é encaminhado à Associação dos Catadores do Maranhão (Ascamar). “É uma semente que estamos plantando, porque a nossa meta é estimular e disseminar a prática da coleta seletiva para toda a população de São Luís”, frisou.

Nessa mesma linha de atuação, também está sendo articulado o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil. A ação consiste em monitorar os resíduos produzidos em obras, desde a sua geração até o destino final, evitando, assim, a sua disposição inadequada em rios, mangues e outras áreas protegidas.

“A qualquer momento, a fiscalização da Semmam poderá realizar visitas às obras para verificação do correto encaminhamento dos resíduos aos seus destinos”, enfatizou o secretário.

Fonte: Cazumbá Online

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com