Social Icons

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Avião da Air France desaparece perto da costa brasileira


Um Airbus da Air France que fazia viagem do Rio de Janeiro para Paris, na França, desapareceu dos monitores dos radares às 6h GMT (3h de Brasília) desta segunda-feira, informaram fontes aeroportuárias francesas. A aeronave, que decolou com 228 pessoas na aeronave, sendo 216 passageiros e 12 tripulantes, sumiu perto da costa brasileira.

O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).

A Força Aérea Brasileira (FAB) já iniciou as buscas à aeronave, ainda durante a madrugada desta segunda-feira, na região do Oceano Atlântico, a nordeste do arquipélago de Fernando de Noronha. Um avião Hércules decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio, para ajudar nas buscas.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, emitiu nota oficial dizendo que lamenta saber do ocorrido e que o governo francês vai disponibilizar todos os esforços para ajudar nas buscas.

Autoridades informaram que a Marinha francesa deve enviar fragatas para busca a partir de uma base em Dakar, no Senegal. Ainda conforme a França, o avião poderia estar mais próximo da costa africana do que da brasileira.

No Aeroporto Charles de Gaulle (Paris), os painéis ainda mostram o vôo como "em atraso". As famílias estão sendo recebidas em uma sala especial. Há uma mensagem sendo divulgada pelos alto-falantes solicitando a todos os familiares que chegam ao local para se dirigirem a essa sala. No Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão), a Air France também montou uma sala para atender parentes dos passageiros.

O presidente da Air France, Pierre-Henry Gourgeon, informou oficialmente que 61 franceses e 58 brasileiros estavam na aeronave da companhia que desapareceu no Oceano Atlântico. Gourgeon afirmou que "149 passageiros estariam em conexão. Por isso a dificuldade em determinar a nacionalidade". A lista oficial com o nome dos passageiros só seria divulgada oficialmente após a checagem da nacionalidade e depois que os familiares dos desaparecidos fossem contatados.

A Air France informou ainda que no vôo havia 26 alemães, nove chineses, nove italianos, um sul-africano, dois americanos, um argentino, um austríaco, um belga, cinco britânicos, um canadense, um croata, um dinamarquês, dois espanhóis, um estoniano, um gambiano, quatro húngaros, três irlandeses, um islandês, cinco libaneses, dois marroquinos, um holandês, três noruegueses, um filipino, dois poloneses, um romeno, um russo, três eslovacos, um sueco, seis suíços e um turco.

A Air France disponibilizou dois telefones para divulgar informações sobre o vôo AF 447. No Brasil, as ligações são feitas para o número 00 331 5702 1055, da central de atendimento da Air France. Da França, as ligações podem ser feitas diretamente para 0800 800 812.

Veja mais fotos.

Fonte e Fotos: Portal Terra.

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com