Social Icons

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ritmos e Sabores da Capital Maranhense

A riqueza cultural e gastronômica de São luís é uma aventura turística inesquecível que se destaca pela sua variedade de ritmos, cores e sabores.

Destino certo de turistas brasileiros e estrangeiros, São Luís, capital do estado do Maranhão, é um celeiro de manifestações, com variados tipos e formas de expressão cultural. Mesclando tradição e modernidade, as manifestações culturais de São Luís formam um encantador emaranhado de ritmos que desfila dinamicamente pelos enredos das festas, povoados por mistérios e magias, lendas e crenças.

A efervescência folclórica e cultural é marcada pelo bumba-meu-boi, pelo reggae, cacuriá, tambor de crioula, reconhecido como patrimônio cultural do Brasil, e tantas outras manifestações folclóricas que povoam a terra Timbira. Todas essas manifestações típicas da cidade geram inúmeras possibilidades de diversão aos ávidos por uma cultura autêntica, praticada num dos mais belos cartões postais da humanidade e tudo isso aliado às belas praias com suas imensas faixas de areia. É um verdadeiro convite ao ócio.

Conhecida também pelo seu jeito simples e exótico, a gastronomia maranhense é outro atrativo que faz parte do cenário turístico local. A capital maranhense dispõe dos bares e restaurantes mais tradicionais aos especializados, com cozinha árabe e japonesa.
Também tem os restaurantes com comidas regionais, onde o destaque é a gastronomia maranhense que traduz o jeito maranhense de comer, numa variedade de sabores e gostos que agradam a todos os paladares, não importando sua origem. O cuxá, a torta de camarão, as caldeiradas e a bebida mais consumida de São Luís, o Guaraná Jesus, não são produtos apenas “para turista ver”, mas fazem parte do cardápio cotidiano dos moradores. Uma das particularidades de São Luís é a variedade de frutas nativas: cupuaçu, bacuri, caju, jaca, sapoti, manga, banana, graviola, cajá, acerola e a juçara, tão peculiar no Maranhão, comercializadas nas feiras, supermercados e nas estradas de acesso a cidade.
Uma das formas mais tradicionais de comercialização destas frutas nas praias e ruas de São Luís é a através dos pregoeiros (vendedores ambulantes).

Toda essa diversidade cultural e gastronômica garante a valorização do potencial da cidade e eleva a auto-estima do seu povo sempre hospitaleiro.

Matéria na íntegra retirada de Cazumbá Online

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com