Social Icons

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Associação solicita ao presidente PAC das Cidades Históricas

A Associação Brasileira de Cidades Históricas (ABCH), que terá o prefeito de São Luís, João Castelo, como vice-presidente da Região Nordeste, encaminhou ao presidente Luís Inácio Lula da Silva um documento que solicita a implantação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas no país. A intenção, segundo explicou o presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), Aquiles Andrade, é facilitar a conservação de monumentos de arte e arquitetura e garantir a intervenção urgente em infra-estrutura nessas cidades.

11 representantes integram a direção da nova ABCH, dentre eles o prefeito de São Luís, João Castelo, eleito vice-presidente da Região Nordeste, e o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Santos, escolhido para presidir a entidade. Todo o corpo dirigente deverá ser empossado ainda este semestre pelo presidente Lula.

O documento foi produzido durante a reunião dos membros da Associação com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, em Brasília. Para Aquiles, a implantação do PAC das Cidades Históricas é uma forma de dar soluções imediatas a problemas cruciais existentes em São Luís e que também são compartilhados por outras cidades brasileiras, como a necessidade de melhorias no saneamento básico e maior investimento em educação patrimonial e ambiental.

A Associação foi criada este ano e já reúne 100 municípios que têm tombamento federal. A idéia desta nova instituição é intervir de maneira mais pontual, no sentido de valorizar as políticas públicas em defesa do patrimônio cultural e natural dessas cidades históricas.

Fonte: Jornal Cazumbá
Fotos: Flickr Lyssuel Calvet (Convento das Mercês) e
Hay Lindoso (Ruínas no Centro Histórico)

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com