Social Icons

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Lençóis revelam paisagem exuberante

A estação das chuvas começou em pleno outono. As lagoas surgem como miragens entre as dunas na costa leste do Maranhão. Bom para os turistas, que podem antecipar as férias numa das regiões mais exuberantes do país.

O caminho até esse imenso oásis, que se estende por uma área do tamanho da cidade de São Paulo, começa no Rio Preguiças, em Barreirinhas. Os barcos seguem por uma floresta de manguezais.

Um grupo decidiu enfrentar o aguaceiro a bordo de quadriciclos, uma prova de esforço e habilidade. A estação das chuvas deixa as trilhas encharcadas nesta época do ano, o que torna a aventura ao redor das dunas ainda com mais emoção. Estar pela primeira vez em um ambiente praticamente selvagem surpreende e encanta.

“É inesperado. Quando você chega aqui, você se esquece do mundo. Você está em outro mundo”, conta a esteticista Jaciara Silva.

“Ar puro, emoção, lençóis, aquela coisa maranhense”, cita a executiva Elaine Duarte Ghelery.

Chove regularmente há dois meses, e a maioria das lagoas no areal já está com nível máximo. A chuva vai se acumulando entre as montanhas de areia. As algas que brotam nos lagos criam um contraste de cores na região. Para mergulhar nas piscinas naturais dos lençóis maranhenses, é preciso escalar e descer as dunas a pé.

A região é área de preservação ambiental, e o tráfego de veículos a motor não é permitido. Mas o banho revigora, suaviza o calor e seduz quem se arrisca nesta aventura por um deserto de areia, lagoas e encantos.

“Um paraíso no Brasil. É maravilhoso. Vale a pena vir aqui”, disse o professor Paulo Soberto Schlemper.

Matéria na íntegra, retirada do Portal Imirante.
Todos os direitos reservados

Um comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com