Social Icons

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Via Sacra 2009

Fenômeno de público, a Via Sacra 2009 é apresentada nas ruas do bairro do Anjo da Guarda desde 1981 em São Luís. O espetáculo realizado pelo Grupo Independente de Teatro Amador (Grita), que já foi visto por mais de 02 milhões de pessoas acontece em 16 atos, que são dispostos nas praças e avenidas principais do Anjo da Guarda. O cenário é grandioso, chegando a ocupar 2 km de extensão durante o percurso da peça na apresentação. A montagem é uma das maiores encenações ao ar livre da Paixão de Cristo realizada no Brasil.

Este ano o espetáculo terá como tema “Que nasça uma nova vida”. Ele fará uma reflexão sobre o mundo em que vivemos e suas problemáticas, entre elas, as guerras, a pobreza mundial, o não cumprimento dos direitos humanos, o descaso com o meio ambiente, refletindo o desejo das pessoas em um mesmo sentido de ter um mundo melhor para todos.

Segundo o coordenador de divulgação do grupo teatral, Alex Rocha, a encenação desse ano virá com algumas novidades. Algumas cenas foram incluídas no roteiro da peça, como a aparição do Anjo Gabriel, anunciando o nascimento de Jesus. A organização do evento espera reunir um público de aproximadamente 250 mil pessoas durante os dois dias de espetáculo.

Considerado o maior espetáculo a céu aberto do estado, a “Via Sacra 2009” do Anjo da Guarda envolve mais de 1.600 pessoas, entre produtores, técnicos, elenco e figurantes, onde há participação da comunidade do Itaqui-Bacanga, onde ocorre o espetáculo. É um evento que impulsiona a economia, a cultura e o turismo local, propiciando a valorização do talento e do trabalho dos moradores da região e gerando emprego e renda na comunidade.

Investimento – A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) e da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), destinou mais de R$ 50.000,00 (Cinqüenta mil reais) para o espetáculo da Via Sacra do Anjo da Guarda, promovido pelo Grupo Independente de Teatro Amador (Grita). Além disso, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) restaurou trechos do asfalto das principais ruas do bairro, onde ocorre o cortejo da peça teatral. O Governo do Estado do Maranhão apóia de forma efetiva o evento, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA), além de garantir a segurança do evento.

Segurança - Para garantir a segurança da área, o Governo do Estado disponibilizará um efetivo de 250 homens da Polícia Militar e cerca de 35 homens do Corpo de Bombeiros, além do apoio de 250 figurantes, que fazem o papel da guarda romana. Também haverá 150 recepcionistas, que estarão no local para orientar o público e 30 flanelinhas da comunidade, que foram devidamente cadastrados e treinados pela polícia militar para garantir a segurança nos locais reservados para estacionamento.

Informações
Data: 09 e 10 de abril de 2009.
Horário: 18h.
Local: Ruas e Praças do bairro do Anjo da Guarda. Existem linhas de ônibus coletivo que saem do terminal da Praia Grande em São Luís em direção ao local do espetáculo.


Fonte: Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão.

Um comentário:

Ócio, viagens e gastronomia disse...

Aris do Mar, obrigada pela visita e pelo comentário!
Também vou por vc nos meus favoritos.
Adorei seu blog também...
Vamos trocar figurinhas, hem???

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com