Social Icons

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

São Luís na rota do turismo internacional




Uma das medidas mais marcantes nos últimos anos para o desenvolvimento do turismo na capital maranhense foi o convênio celebrado entre a Prefeitura de São Luís e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), para divulgação do roteiro integrado São Luís, Alcântara e Barreirinhas em países da América Latina e Europa. O resultado deste trabalho pode ser mensurado pelo fluxo de turistas registrado no posto de informação da Secretaria Municipal de Turismo, localizado na praça Benedito Leite, entre janeiro e outubro de 2016.

Cerca de 10 mil pessoas passaram pelo posto este ano. Em busca de informações, os turistas preencheram planilhas de estatísticas que contribuirão para traçar políticas para o setor pela administração municipal. Segundo os números colhidos pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), 38,09% dos turistas que estiveram em São Luís neste período eram procedentes da França. Em segundo lugar, com percentual mais reduzido, em torno de 10%, foram pessoas vindas da Itália, seguidos por turistas da Alemanha e Argentina.

"Nós trabalhamos com emissores potenciais da Europa e países vizinhos. A melhora do poder aquisitivo dos países da América Latina provocou uma movimentação para o sul do Brasil. Então, passamos a desenvolver ações para atrair o turista destes países para São Luís", explica a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.


ROTEIRO INTEGRADO

A divulgação do roteiro integrado São Luís, Alcântara e Barreirinhas foi iniciada no ano de 2015, quando a secretária Socorro Araújo e uma equipe da Setur estiveram na França, Peru, Argentina e Colômbia para realizar ações promocionais do destino turístico brasileiro junto a operadores e imprensa.

"Nos meses de junho e julho deste ano trouxemos para São Luís operadores e jornalistas franceses, peruanos, colombianos e argentinos para conhecerem nossos produtos. Eles permaneceram aqui durante uma semana, participando e vivenciando a cidade, fazendo oficinas, enfim, conhecendo a nossa realidade para que eles pudessem divulgar em seus países", relata Socorro Araújo.

Ainda segundo os números apurados no Posto de Informações Turísticas da Setur, julho foi o mês de maior fluxo de turistas registrado em São Luís em 2016. Dos quase 10 mil turistas que procuraram o posto em 10 meses, quase um quarto destes era procedente do estado de São Paulo, seguido do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Projetos como Turismo Educativo, Serenata Histórica, Férias Culturais, cortejo Tambores de São Luís, oficinas de comidas típicas, Sarau Histórico, Roteiro do reggae, entre outros, têm contribuindo para dar visibilidade ao roteiro integrado que tem São Luís como portal de entrada.

"Aqui em São Luís, a gente parece ter voltado ao passado com os casarões históricos que vocês possuem. A comida também é muito diferente, muito marcante. É uma cidade extremamente linda", reconheceu a jornalista da Argentina, Griselda Martinez, ao manter contato com o roteiro integrada pelos três destinos no Maranhão.


ROTA

Socorro Araújo confia na consolidação da Rota das Emoções, roteiro integrado pelo Maranhão, Ceará e Piauí, para projetar ainda mais São Luís como portal de entrada dos Lençóis Maranhenses. "A partir da parceria com a Embratur vivemos um novo tempo na política de turismo em São Luís. Hoje colocamos a cidade no roteiro internacional, superando equívocos de governos anteriores que descolavam a capital do roteiro dos lençóis maranhenses, por exemplo. Não se relacionava, até então, a proximidade que a cidade com título de patrimônio da Unesco tem com os Lençóis", reconhece.

Segundo a secretaria municipal de turismo, o reconhecimento de São Luís como patrimônio supera os demais atributos do destino turístico. "O turismo não é divulgado de uma hora para outra. Os destinos têm 10 ou 20 anos para se consolidarem enquanto destino. Nesta gestão começamos a ter um olhar sobre a importância de São Luís, cidade com título de patrimônio da humanidade", observa a secretária Socorro Araújo.

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com