Social Icons

quarta-feira, 1 de julho de 2015

São Luís será divulgada no exterior para aumentar fluxo de turistas


A Prefeitura de São Luís espera aumentar o fluxo de turistas na capital com a divulgação do destino no cenário internacional, visando impulsionar novas atividades de desenvolvimento de negócios e a geração de um movimento de atração de novos investimentos. Operadores, agentes de viagens e jornalistas franceses interessados em incluir São Luís nos grandes roteiros internacionais deverão visitar a capital maranhense no mês de outubro para conhecer a cultura, culinária, praias e patrimônio histórico local.

A visita do trade francês a São Luís é resultado de um workshop realizado pela Prefeitura de São Luís no último dia 16, em Paris, na França, no qual um equipe da Secretaria Municipal de Turismo, coordenada pela secretária Socorro Araújo, apresentou um roteiro turístico que inclui, além de São Luís, os municípios de Alcântara e Barreirinhas.

“O roteiro reúne em torno de 52 atividades turísticas. As realizações apropriadas de promoções que exponham São Luís, Alcântara e Barreirinhas à apreciação dos estrangeiros podem significar grandes transformações econômicas, sociais e culturais”, segundo observou a secretária.

O workshop integra as ações definidas entre a Prefeitura de São Luís e O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) em acordo que visa promover cidades brasileiras com grandes potenciais turísticos no mercado internacional.

São Luís é um dos 65 Destinos Indutores do Turismo do Brasil é parte integrante da Associação dos Secretários e Dirigentes dos Destinos Indutores do Turismo (Anseditur), estando incluída nas ações de desenvolvimento diferenciadas para alcançar a competitividade internacional.

As negociações para o acordo com a Embratur para divulgação do destino São Luís, Barreirinhas e Alcântara no cenário internacional foram articuladas pelo secretário municipal de Governo, Lula Fylho, quando então secretário municipal de Turismo.


“Nós buscamos parceiros que reconhecem em São Luís e neste roteiro, especificamente, todo o potencial turístico com o qual já estamos familiarizados, de modo a catalisar mecanismos de divulgação e promoção do turismo local em suas mais diversas modalidades, aproveitando cada nuance da riqueza histórico-cultural que nossa cidade tem a oferecer. Tivemos êxito nesse projeto e sabemos que o mercado se abrirá a muitas outras possibilidades no que se refere ao turismo em São Luís, à medida que nossa cidade for sendo descoberta também por aqueles que ainda não estiveram aqui”, disse o secretário Lula.

Dentre várias capitais brasileiras, a exemplo do Rio de Janeiro, Fortaleza e São Paulo, que pleitearam o recurso para divulgar seus destinos, apenas São Luís conseguiu operacionalizar o acordo. A promoção se dá com ações de Famtour e Presstrip, Workshop, Mostra Gastronômica e produção de material promocional, incluindo sacola, card drive, catálogo, folder e vídeos de cinco, três e um minuto.

“Este é um convênio que impõe critérios rigorosos para liberação dos recursos e execução do programa, que é todo acompanhado por técnicos da Embratur”, contou a secretária Socorro Araújo, que adiantou que os próximos workshop serão realizados em Buenos Aires, na Argentina, em agosto, em Lima, no Peru, e em Bogotá, na Colômbia, estes com previsão para a segunda quinzena de setembro.

“Com a crise do turismo de negócios, que tem atingido não só São Luís, mas vários destinos brasileiros, a Prefeitura de São Luís tem buscado mostrar a importância do turismo de lazer para que essa modalidade possa ser comercializada e a gente possa dar uma guinada no turismo”, contou a secretária.

Depois da vinda dos operadores franceses, São Luís deverá receber também caravanas de Buenos Aires, Lima e Bogotá. “Uma de nossas propostas é atrairmos turistas estrangeiros, porque a moeda deles está mais forte do que a nossa, tornando este o momento favorável para visitar o Brasil”, observou Socorro Araújo.


CAFÉ COM O TRADE
As negociações resultantes do workshop em Paris serão apresentadas pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur) ao trade de São Luís durante um café da manhã que será realizado no próximo dia 2 de julho. “Neste momento, vamos expor todo o trabalho desenvolvido em Paris, dizendo o que foi, os contatos que fizemos com os operadores e agentes de viagens que participaram do evento”, explicou a secretária.

Socorro Araújo destacou que a divulgação é um dos principais instrumentos de que se dispõe para estimular o incremento do fluxo turístico em direção a um determinado destino. “Assim, a promoção do produto turístico depende de ações distintas e complementares. As empresas que atuam no setor promovem seus produtos (hotéis, agências, restaurantes, entretenimentos). Entretanto, o consumidor só os utiliza em função da destinação, pois é preciso promover a localidade turística, com seus atrativos”, observa a secretária.


Fonte: Maranhão da Gente

Nenhum comentário:

ShareThis

 

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com