Social Icons

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Programação da Praça Maria Aragão vai até agosto.

O prefeito de São Luís, João Castelo, visitou, na noite de sábado (13), os arraiais da Vila Palmeira e da Praça Maria Aragão, organizados pela Prefeitura da capital, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), e determinou que a programação de apresentações dos grupos folclóricos se estenda até o mês de agosto, durante os finais de semana.

A decisão é inédita e reforça o título de “Capital Brasileira da Cultura” à cidade maranhense.

O anuncio foi feito no próprio arraial da Praça Maria Aragão, que prossegue até agosto, pelo presidente da Func, Euclides Moreira Neto, que afirmou que a determinação do prefeito foi em razão da organização da festa e da grande participação do público que tem lotado o arraial todos os dias, desde que foi inaugurado no dia 31 de maio. Segundo Euclides, o arraial da Praça Maria Aragão é o maior espaço junino que já se viu em São Luís.

“O prefeito João Castelo autorizou que a festança da Praça Maria Aragão seja realizada também em todos os finais de semana do mês de julho, portanto serão nove dias de alegria, e também no primeiro final de semana do mês de agosto. Com esta determinação, a Prefeitura de São Luís estará realizando o maior São João de São Luís nos últimos tempos com atrações culturais durante 51 dias”, enfatizou Euclides Moreira Neto.

O público que lotou a Praça Maria Aragão se surpreendeu com o tablado que foi montado em frente ao palco para dar mais visibilidade às brincadeiras, durante as apresentações. A idéia partiu do secretário de Comunicação, Edwin Jinkings.

“Ao visitar o arraial, percebi que apenas as pessoas da frente tinham uma melhor visão das apresentações. Comentei com o prefeito João Castelo, e ele sugeriu que a Func colocasse o tablado para que todas as pessoas pudessem ver melhor as manifestações culturais, principalmente as crianças”, explicou o secretário de Comunicação.

Consulta Popular

Ao prestigiar o arraial da Praça Maria Aragão, a Prefeitura colocou à disposição do público a consulta popular para as pessoas escolherem a mascote da Capital Brasileira da Cultura (CBC), até o próximo dia 20 deste mês, entre quatro personagens da cultura maranhense: caboclo de pena, azulejo estilizado, cazumbá e a coureira.

A votação está sendo feita em frente ao auditório do Memorial Maria Aragão.

De acordo com a coordenadora de exposições da Func e membro da equipe do Inventário Nacional de Referências Culturais dos Blocos Tradicionais de São Luís, Kátia Castro, a fundação está recolhendo assinaturas da população para que os 43 blocos tradicionais da capital conquistem o título de patrimônio imaterial.

As assinaturas são importantes porque comprovarão para o Ministério da Cultura e para o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural) a importância dos Blocos Tradicionais para a cultura maranhense”, afirmou Kátia Castro.

O prefeito João Castelo e seus convidados só deixaram o arraial da Praça Maria Aragão depois da apresentação do última brincadeira, o Boi União da Baixada do Monte Castelo.


Programação Diversificada


Nesta quarta-feira (17), quem comanda a festança é:

- Dança do Coco Pirinã
- Dança Portuguesa Encanto do Porto
- Show de Cesar Nascimento
- Boi de Pindaré (Baixada)
- Boi de Dona Zeca (Zabumba)
- Boi de Upaon Açu (Orquestra).

Durante a semana, a programação começa às 20 horas e encerra às 01h, com toda segurança, conforto, amplo estacionamento e 25 barracas com o melhor da culinária regional, além da mega-estrutura de palco, som, iluminação e decoração montados especialmente para as festividades juninas.

Fonte: Prefeitura de São Luís

Mais fotos do São João do Maranhão no Flickr

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com