Social Icons

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Historiador descobre o mais antigo monumento de São Luís

O historiador Euges Lima fazia leitura de livros antigos sobre a capital maranhense quando uma publicação de 1926 revelou que a base do Pelourinho era a mesma base do monumento erguido a Manuel Beckman, em 1910.  A partir desse momento ele começou a pesquisar mais a fundo sobre o assunto, e garante que não está errado. “A partir daí eu passei a pesquisar e investigar, e cheguei à confirmação de que de fato a base da pirâmide de Beckman é a mesma base do Pelourinho de São Luís de 1815”.

Segundo o pesquisador, antes mesmo de servir para castigar os escravos, o Pelourinho tinha função política de representar a autonomia do lugar onde era instalado. “Toda vez que num território português que pertencesse à coroa portuguesa se instalava uma Câmara Municipal ou casa do Senado da Câmara se instalava também um pelourinho. Portanto, o pelourinho ele representava, ele simbolizava autonomia do poder municipal, da Câmara Municipal”.

No Cafua das Mercês, situado no bairro da Praia Grande, em São Luís, uma réplica do pelourinho original instalado na Praça João Lisboa em 1815 também mostra a semelhança das bases, além do tamanho, formato e largura do monumento.

O pelourinho original foi retirado de praça pública e destruído por republicanos radicais com a queda da monarquia, e muitos historiadores até bem pouco tempo atrás acreditavam que o monumento estava completamente destruído. A descoberta recente torna a base da pirâmide de Manuel Beckman o mais antigo monumento de São Luís.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com