Social Icons

terça-feira, 11 de junho de 2013

Alcântara - Do Centro Histórico ao Centro de Lançamento de Foguetes




Alcântara é um município do estado brasileiro do Maranhão. Integra a Região Metropolitana de São Luis. A zona do atual município era habitada por índios tupinambás, numa aldeia chamada Tapuitapera. Os franceses estabeleceram-se aqui no início do século XVII sendo expulsos pelos portugueses. A povoação foi elevada a vila de Santo António de Alcântara em 1648 e foi durante o período colonial um importante centro agrícola e comercial.

Perto de Alcântara, há um centro espacial do qual são lançados os veículos lançadores de satélites no âmbito da Missão espacial completa brasileira. É o CLA - Centro de Lançamento de Alcântara. Na América Latina o CLA é o único concorrente do Centro Espacial de Kourou situada na Guiana Francesa.

Fica também perto desta cidade a ilha do Cajual, um importante sítio arqueológico do Maranhão. A presença de fósseis de espécies que também viveram na África pode comprovar que a África e a América do Sul já foram um só continente. A cidade também é muito conhecida pelos seus doces de espécie. A festa do Divino Espírito Santo ("festa do Divino") é bastante difundida no estado, já que são aproximadamente 15 dias de festa durante a qual são servidos de graça "licores" e doces.


Os principais pontos turísticos de Alcântara são:

Museu Histórico e Artístico de Alcântara, Pelourinho, Praça da Matriz, Casa do Imperador, Casa do Divino, Fonte das Pedras, Capela do Desterro, Igreja e Convento do Carmo, Cavalo de Tróia, Praia dos Barcos, Praia de Itatinga, Praia do Livramento, Praia da Baronesa, Praia de Itaperaí, Ilha do Cajual e Ilha do Livramento, Casa de Cultura Aeroespacial. 


Nenhum comentário:

ShareThis

 

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com