Social Icons

domingo, 24 de junho de 2012

Conheça a Chapada das Mesas


Cachoeiras, trilhas ecológicas, belas paisagens. São inúmeras as surpresas que essa viagem pode revelar ao viajante. O Parque Nacional Chapada das Mesas fica no sul do Maranhão, numa região que engloba os municipios de Imperatriz, Riachão e Carolina, sendo essa última o principal pólo de acesso as cachoeiras. Entre as atrações estão as Cachoeiras de São Romão, Caverna, Capelão, Itapecuruzinho, Morro do Chapéu e o Santuário da Pedra Caída que conta com uma queda de mais de 60 metros. Trekking, rapel e tirolesa são alguns dos esportes radicais que podem ser praticados no Parque Nacional Chapada das Mesas.


ATRATIVOS

Cachoeira de Pedra Caída - As cachoeiras são responsáveis por grande parte do encanto que envolve a Chapada das Mesas. Mas Pedra Caída é com certeza a que mais chama a atenção, e com todo os méritos. Tudo começa com um rio que em determinado ponto do seu curso encontra uma fenda. Nesse ponto a água despenca a uma altura de cerca de 50 metros, formando lá embaixo, entre paredões rochosos, uma piscina natural de beleza indescritível. Fica às margens da BR-230, a 35 quilômetros de Carolina.

Outras cachoeiras:
Itapecuruzinho, a 31 quilômetros de Carolina pela BR-230;
São Romão, a 76 quilômetros de Carolina
Cachoeira da Prata, a 78 quilômetros de Carolina


Morro das Figuras - Sítio arqueológico com inscrições rupestres.

Trilhas ecológicas - Para quem gosta de caminhadas, a Chapada das Mesas oferece deliciosas opções por trilhas e paisagens de tirar o fôlego.
 

COMO CHEGAR?

Vôos diretos partem diariamente de São Luís para Imperatriz. De carro segue-se pelas BR-135, BR-222 e BR-010, numa viagem de 850 quilômetros. 221 quilômetros separam Imperatriz de Carolina numa viagem que dura em média 03 horas.


O QUE LEVAR?

Uma viagem à Chapada das Mesas inclui banhos e caminhadas por trilhas irregulares. Por isso, além, de roupas de banho, é imprescindível tênis confortável e antiderrapante. Repelente, protetor solar e chapéu são acessórios que podem tornar a viagem mais agradável.


O QUE FAZER?

Quem gosta de desafios e contato de primeiro grau com a natureza vai se sentir em casa. Cachoeiras, trilhas ecológicas e mergulhos em rios de águas cristalinas estão entre as alternativas de passeio. Mas vamos por partes: chegando em Carolina, o ideal é organizar imediatamente um passeio a Pedra Caída, a cachoeira que reina absoluta na região. O lugar é fascinante e conta com estrutura (bar, restaurante), para um dia inteiro de diversão. São Romão, Prata e Itapecurizinho são outras cachoeiras que merecem uma visita, principalmente para amantes de esportes radicais, como o rappel, que começa a ser praticado na região. Caminhadas ecológicas em trilhas através dos cerrados (vegetação típica da Chapada, equivalente às savanas africanas) e banhos em rios são indispensáveis.


Fonte: Secretaria de Turismo
Fotos: Retiradas do Flickr Tom Alves e Chapada das Mesas. Todos os direitos reservados!

Veja mais fotos da Chapada das Mesas no Flickr clicando aqui

Pacotes para a Chapada das Mesas com a Aris do Mar Turismo 

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com