Dados da Organização Mundial do Turismo de 2009 revelam que os alemães são os turistas que mais gastam no exterior, superando americanos e chineses. É de olho nesse mercado que a Rota das Emoções (Jeri – Delta – Lençóis) participou de 9 a 13 de março, na capital alemã, da maior feira da indústria do turismo do mundo, a Bolsa Internacional de Turismo de Berlim (ITB).
Durante o evento, empresários dos três estados do roteiro (Ceará, Piauí e Maranhão), Sebrae e a consultora articuladora da Rota da Emoções, Karin Goidanich, realizam ações de promoção do destino, divulgando seus atrativos e potencialidades. “A língua não foi dificuldade porque tivemos acompanhamento de uma tradutora. Fizemos um trabalho pró-ativo, entrando em contato com operadoras e agências de turismo”, resume a consultora.
LENÇÓIS MARANHENSES
De acordo com ela, a participação no evento serviu para ter uma real  dimensão de como o Brasil e a Rota estão se posicionando junto ao  mercado alemão e ficou claro que o “mundo não conhece o Brasil”. “Apesar  de o Brasil ter ganhado uma maior visibilidade internacional, é  incrível como as pessoas ainda desconhecem o que o país tem a oferecer”,  constata.
Karin afirma que, diante dessa constatação, foi feito um “trabalho de  formiguinha” junto às operadoras e agências de turismo para divulgar o  roteiro. “O apoio institucional do Sebrae ajudou a abrir muitas portas  para os empresários. Esse respaldo é muito importante. Os operadores e  agentes que conheceram a rota ficaram muito impressionados e elogiaram o  nosso potencial”, diz.
A empresária Rogéria Penido, da empresa Maresia Viagens e Turismo,  esteve na ITB Berlin representando o Ceará. Na opinião dela, o evento é,  sem dúvida, uma feira que atinge profissionais de todo o mundo e uma  ótima oportunidade para a rota ser vista e conhecida. “Conseguimos  contatar a seriedade exigida pelo mercado europeu e descobrimos um  grande horizonte pela frente. O Brasil ainda não foi descoberto como  destino turístico pelo alemão. Temos muito trabalho e muito potencial de  crescimento. O mercado está carente de produtos tão completos quanto à  Rota das Emoções, e o turista está à procura exatamente disso”, opina a  empresária.
De acordo com ela, produtos inovadores, como a Rota das Emoções, são  cada vez mais buscados pelo mercado internacional. “Na rota, o turista  pode ter uma vivência com a população local. Pode estar próximo de uma  natureza sem maquiagem e ainda participar ativamente da viagem, sem ser  mero espectador. A Rota das Emoções é um destino que consegue aliar tudo  isso: praia, mangue, deserto, aventura, sustentabilidade, ecoturismo,  paisagem. São poucos os roteiros que têm um potencial tão grande como o  nosso. O que nós precisamos é atrair a atenção do trade turístico e,  principalmente, precisamos passar confiança e segurança que o produto  está pronto a receber o turista mais exigente”, avalia.
BRASIL
Na Alemanha, o Brasil teve como desafio apresentar novos destinos  turísticos para atrair o turista para o país. Os alemães, que têm 35  dias de férias por ano e adoram viajar, se interessam pelos segmentos de  sol e praia, mas agora começam a buscar o ecoturismo, a cultura, a  história. “O alemão quer o contato com o povo, conhecer a língua e não  somente belas paisagens”, declarou Steffen Boehk, executivo da operadora  de viagens TUI, a maior do mundo.
O estande do Brasil na ITB Berlim, onde ficou o estande da Rota das  Emoções, contou com mais de 30 cooperados, entre representantes de  estados e de empresas de turismo. Negociações com compradores de todo o  mundo foram realizadas durante os cinco dias de evento. O interesse mais  presente é o de operadoras e agências que pretendem levar turistas ao  Brasil durante a Copa do Mundo de 2014, segundo o Ministério do Turismo.
Fonte: Sebrae-CE


Nenhum comentário:
Postar um comentário