Social Icons

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Feira do Livro de São Luís será aberta nesta sexta-feira

A 4ª edição da Feira do Livro de São Luís abre as portas para o público nesta sexta-feira (12). Promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) e co-realização do Serviço Social do Comércio (Sesc), o evento tem como patrono o jornalista, escritor e cineasta ludovicense José Louzeiro, que também é o autor do tema da Feira: “O Livro é guia e instrumento da sabedoria”. A cerimônia de abertura ocorre na Praça Maria Aragão, às 19h.

A estrutura da feira ocupará uma área de, aproximadamente, 6 mil m², envolvendo a Praça Maria Aragão e todo o seu entorno, as instalações do Espaço Cultural, a Praça Gonçalves Dias e o Centro de Formação do Professor (Semed), na Rua Rio Branco.

“A Feira do Livro de São Luís, além de resgatar a tradição literária do Estado, constitui um espaço para o incentivo à produção contemporânea. Será, com certeza, um momento único e rico para todos que participarem do evento”, disse o presidente da Func, Euclides Moreira Neto.

Na Praça Maria Aragão, foram montados dois auditórios – um que recebe o nome do patrono, com capacidade para 200 pessoas, e o outro homenageando a ativista política e médica que dá nome à praça para 100 pessoas; 20 estandes institucionais, tendas e salas climatizadas – que abrigarão o Café Literário, Casa do Escritor e Espaço Infantil. Haverá, ainda, três praças ambientadas, cada uma com o nome de um homenageando: Rosa Mochel, Carlos de Lima e João Mohana.

No espaço de comercialização de livros, cerca de 60 estandes, com estrutura adequada e ambiente climatizado, reunirão editoras, livreiros e artesãos para exposição e venda de aproximadamente 70 mil títulos e produtos regionais. Um estande em especial será reservado para a produção local, disponibilizando somente títulos de escritores maranhenses. De acordo com a organização do evento, devem ser movimentados mais de R$ 3 milhões durante os dez dias do evento.

Programação

A programação tem início no sábado (13) e, este ano, terá cerca de 400 eventos, incluindo seminários, encontros, oficinas, cursos, rodas de conversa, lançamentos e relançamentos de livros, exibição de filmes e programações especiais para o público infantil e juvenil, distribuída em mais de 35 espaços.

“Tivemos a preocupação de elaborar uma programação bem diversificada, com atividades artísticas e culturais, e discussões de temas atuais. Além de evidenciarmos também os homenageados desta edição, com rodas de conversas sobre a vida e obra de cada um”, destacou o coordenador geral do evento, José Maria Paixão.

Entre os convidados para participar das atividades da feira, destacam-se os escritores Socorro Aragão (PB), Vilmar Sidnei Demamam Berna (RJ), Celso Antunes (SP), Jaime Lopes Pereira (AM), Arievaldo Viana (CE), Casemiro de Medeiros (CE), Bruno Carneiro Lira (PE), Fabrício Carpinejar (RS), Antonio Carlos de Moraes Sartini (SP), Márcio Vassallo (RJ), Henilton Parente de Menezes (DF), Esmeralda Ortiz (SP) e, ainda, o escritor francês Jean-Yves Loude.

Já entre os literatos locais, destacam-se os escritores Lourival Serejo, Aldo Leite, Ceres Fernandes, Sônia Almeida, José Ewerton Neto, Joaquim Haickel, Albérico Carneiro, Bioque Mesito, Hagamenon de Jesus e Paulo Melo Sousa. Todos participam de atividades no Café Literário, sempre a partir das 18 horas.

Outro espaço que estará bastante movimentado é a Casa do Escritor. Funcionando em horário especial pelo volume de atividades, de 15h às 21h, o espaço terá 63 lançamentos e relançamentos com direito a coquetel e sessões de autógrafo ao lado do auditório. Entre os participantes, Gutemberg Fernandes de Araújo, Francisco Gonçalves da Conceição, Marcus Vinícius Quiroga (RJ), Carlos Agostinho de Macedo, Eva Maria Nunes Chatel, Nelin Vieira, Cristina Granato (RJ) e Wilson Marques.

Além desses espaços, a Feira do Livro 2010 oferece uma programação voltada para o público jovem, na Casa da Juventude; o Estande da Aliança Francesa, com atividades voltadas para todos os públicos; a Estação Memória, onde o público poderá realizar um city tour passando por marcos literários da cidade; e o Teatro Reynaldo Faray, localizado ao lado do Espaço Cultural, que abrigará apresentações teatrais.

A 4ª Feira do Livro de São Luís acontecerá até 21 de novembro, sempre das 16 às 22 horas.

Veja a programação completa da 4ª Feira do Livro de São Luís.

Fonte: Imirante.com

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com