Social Icons

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Festival Sabores do Caranguejo

A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e a Lampejo Comunicação e Marketing iniciaram, nesta quarta-feira (19), o “I Festival Sabores do Caranguejo: a gastronomia que vem do mangue” em São Luís. O evento, que movimentará a cidade até o dia 13 de junho, tem como objetivo valorizar o caranguejo, uma das iguarias mais apreciadas pelo ludovicense e pelo turista que chega à capital maranhense.

Uma das maiores riquezas da culinária ludovicense que vem do mar e do mangue, o caranguejo é peça chave dos mais variados pratos da culinária regional, além de ser uma unanimidade entre os maranhenses. Por isso, em homenagem ao seu paladar, o crustáceo foi escolhido como destaque no delicioso evento gastronômico, que será realizado pela primeira vez em São Luís, regado a cor, sabor e ao ecletismo da culinária.



Tanto o turista quanto o ludovicense poderá aproveitar para saborear as mais variadas iguarias do caranguejo e eleger, entre os 23 bares e restaurantes participantes, o prato com o melhor sabor, quantidade e decoração até o dia 13 de junho. Os estabelecimentos concorrentes estarão sinalizados com banners, displays de mesa, cartazes, urnas e cédulas de votação.

Todos os garçons estarão caracterizados com o avental do evento e um guia gastronômico indicará os pratos inscritos no festival. Entre as especialidades concorrentes estão a famosa casquinha, a irresistível patinha, o filé, a tradicional caranguejada com arroz de toucinho, saladas, lasanha, muquecas e outras variedades que vão deixar os degustadores com água na boca.



O Festival Sabores do Caranguejo, que já é realizado pela Lampejo Comunicação em Recife-PE, em São Luís promoverá também, até junho, concursos gastronômicos, apresentações folclóricas, shows populares e exposições artesanais, sempre focando o caranguejo. O evento tem importantes parceiros, como a Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares (Abrasel-MA), Associação de Bares da Litorânea (Aslit), Sindicatos de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhorbs) e o Ministério do Turismo.

Inovador, o encontro gastronômico segue a corrente valorização da gastronomia como fator de alavancamento do turismo de determinada região. No Brasil, o movimento gastronômico tem a maior participação no PIB do turismo, superando, inclusive a hotelaria e o transporte. Além disso, é o setor que emprega mais de seis milhões de pessoas no Brasil e está entre os três maiores atrativos na definição por uma viagem de lazer.



Apresentação à imprensa

O secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, e o representante da Lampejo, Artur Brito, expuseram os planos e características do festival aos jornalistas, no auditório da Setur. Estiveram presentes também representantes da Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares (Abrasel-MA) e do Sebrae-MA, Carvalho Neto e Hildenê Maia, respectivamente.

“O Festival Sabores do Caranguejo é um dos vários eventos, que vamos realizar, com o objetivo de valorizar a nossa gastronomia e alavancar o turismo”, enfatizou Liviomar Macatrão.

Na ocasião, foram entregues brindes e cortesias do festival gastronômico aos profissionais da imprensa local e esclarecidas dúvidas sobre os benefícios turísticos, efeitos econômicos, participação e benefícios à população, entre outros assuntos.

Os organizadores do evento anunciaram os 23 bares e restaurantes, em sua maioria na Avenida Litorânea, que farão parte do circuito do caranguejo a partir de quarta-feira. Nas localidades identificadas através de bunners e cartazes, haverá descontos em pratos típicos com foco no caranguejo.

Fonte: Sistema Difusora
Fotos: Google

3 comentários:

Anônimo disse...

uhuuuuu
sei lá pq escrevi isso. nem sei o q eu to fazendo aki.

camocim/pe disse...

ah!to de água na boca.caranguejo é tudo de bom emais alguma coisa.

Flávio Franca de Freitas disse...

O homem do Nordeste do Brasil aprecia bastante o carangueijo. Milhares de brasileiros gostam muito do carangueijo UÇA, Goiamun, etc.

ShareThis

 

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com