Social Icons

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Lançado oficialmente o Carnaval do Maranhão 2010: de volta à alegria!!!

Foi lançada, nesta quinta-feira (21), no Palácio dos Leões, a programação para o Carnaval 2010. Com o tema “O Carnaval do Maranhão de volta à alegria”, o projeto é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Participaram da solenidade a governadora Roseana Sarney, o secretário de Estado da Cultura, Luiz Bulcão, o secretário artistas, representantes de manifestações carnavalescas e jornalistas.

"O maranhense é um povo alegre e o nosso carnaval é um dos espetáculos mais genuínos e irreverentes do Brasil. Nós estamos voltando à alegria e ao carnaval tradicional. Eu decreto, neste momento, que a alegria está de volta ao nosso estado", disse a governadora Roseana Sarney em seu pronunciamento.

O projeto Carnaval 2010 está focado na difusão da cultura popular de forma democrática, oportunizando a apresentação de artistas e grupos carnavalescos. A programação oficial do Carnaval 2010 acontece no período de 22 de janeiro a 16 de fevereiro.

Bulcão destacou a estrutura montada para o evento. "Vamos fazer neste ano um carnaval desbragado, mais livre e mais seguro para que as famílias possam se divertir com seus filhos. Estamos de braços dados, especialmente, com as secretarias de Turismo, Saúde e Segurança, para atrair turistas, garantir segurança aos foliões e assistência médica, com a disponibilização de ambulâncias e atendimento da SAMU em todos os circuitos", afirmou.

Também estiveram presentes os secretários estaduais de Turismo, Tadeu Palácio, de Comunicação, Sergio Macedo, de Meio Ambiente, Washington Rio Branco, de Igualdade Racial, Claudete Ribeiro, de Administração e Previdência, Luciano Moreira, e de Planejamento e Orçamento, Gastão Vieira.

Programação

Hoje (21), às 18h, haverá apresentações culturais na Praça Nauro Machado (Praia Grande), com a participação de blocos tradicionais, organizados e alternativos, escolas de samba, tribos de índios e tambores de crioula, além de um show com o cantor Gabriel Melônio. Na oportunidade, será lançado o CD “Alô Brasil”, homenagem ao mestre Cristóvão Colombo. O álbum reúne convidados especiais, como Ubiratan Sousa, Cláudio Pinheiro, Roberto Brandão, Fátima Passarinho, Regional 310 e Rosa Reis, entre outros.

A programação oficial do Carnaval 2010 acontece no período de 22 de janeiro a 16 de fevereiro. A festa será animada por mais de 240 shows com artistas maranhenses, bandas, orquestras e grupos de samba. Além dos shows, haverá cortejos carnavalescos com concentração de grupos na Praça Deodoro e Madre de Deus. “A idéia é trazer de volta o famoso circuito Deodoro/Madre de Deus”, destacou o superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secma, Wellington Reis.

Viva e Litorânea

Segundo o superintendente, além das apresentações no Centro Histórico, uma vasta programação será direcionada aos espaços Viva e à avenida Litorânea. Até o dia 16 de fevereiro, o público conferirá atrações como baterias de escola de samba, grupos de tambor de crioula, casinha da roça, corso, baralho, blocos tradicionais (ritmos), blocos organizados, de sujo e afro, tribos de índio, turmas de samba, cordão de urso, fofão, cruz diabo, dominó de crista, espetáculos de teatro de rua, blocos alternativos e de arrastão, apresentações de banda e shows artísticos e musicais.

O projeto Carnaval 2010 está focado na difusão da cultura popular de forma democrática, oportunizando a apresentação de artistas e grupos carnavalescos. “Estamos buscando a consolidação do nosso Carnaval no roteiro turístico brasileiro, como uma das festas mais tradicionais do Maranhão, além da geração de emprego e renda durante a folia”, complementou Wellington Reis.

Programação do Pré-Carnaval

Nos espaços Viva, a programação do pré-Carnaval acontece em dois períodos: nos dias 30 e 31 e 6 de fevereiro no Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária e Vila Embratel; e nos dias 24, 30 e 31 na Estiva, Liberdade e Maiobão.

O pré-carnaval também estará no Canto da Cultura, na Casa do Maranhão e na Praça Nauro Machado, nos dias 22 e 29 e 5 e 12 de fevereiro. Já na Casa das Minas, Ceprama, Ponto de Fuga, Portal do Ceprama, Praça da Saudade e Vila Gracinha, a festa começa no pré-carnaval e segue até o carnaval, nos seguintes dias: 24 e 31 e 7, 13, 14, 15 e 16 de fevereiro.

Nos dias de Carnaval oficial, a concentração da folia será no Canto de Santana, Praça Deodoro e Rialto (rua do Passeio).

Fonte: Imirante

VENHA FAZER PARTE DESSA FESTA!
VEM PRO MARANHÃO!

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com