Social Icons

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Público recorde no Praia Grande das Artes

Um público recorde prestigiou dia 30, no Centro Histórico de São Luís, o encerramento do projeto Praia Grande das Artes, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio da Superintendência de Ação e Difusão Cultural. A programação iniciou às 17h, com o cortejo carnavalesco, com saída da Praça Deodoro, em direção ao pátio interno do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Participaram do cortejo, os blocos Afro GDAM, Os Feras, Os Brazinhas, Os Tremendões, Os Foliões, Os Fuzileiros da Fuzarca e a escola de samba Marambaia.

Os escritores Ceres Costa Fernandes, com a obra Surrealismo e Loucura; José Ewerton Neto, com Ofício de Matar; Joaquim Haickel, com a obra A Ponte; e Mundinha Araújo, apresentaram Em busca de Dom Cosme Bento das Chagas - Negro Cosme. Os lançamentos foram embalados pela Orquestra de Violões da Escola de Música do Maranhão.

Na Praça Nauro Machado, a Companhia Chegança levou ao público “A mulher que vendeu o marido por 1,99”. Em seguida foi a vez do grupo 1º Ato tomar conta do palco, com “A Lição”, seguida da peça “O pecado universal”, do Grupo Teatral em Cena.

No Teatro Beto Bittencourt, anexo ao Odylo Costa, filho, foram apresentados os curtas “Rosas”, de Ione Soares e “Jardins Suspensos”, de Euclides Moreira Lima, seguido de debate com os dois diretores. Depois foi exibido o “IF...”, de Michael Anderson.

O Barriquinha, grupos Arte e Dança Eliane Propp, Centro de Movimento Soraya Lira, Companhia SESC Maranhão e Dança, Escola de Dança Iracema, Grupo de Dança Como Ver, Projeto Belas Artes, Carona Companhia de Dança, Studio de Dança Clay Carlos, Ubiratan Santos e Vanessa Carvalho, Companhia Pulsar e Companhia de Dança Street Masters animaram o Canto da Cultura.

As artes plásticas, por sua vez, trouxeram os artistas Alain Moreira Lima, Ana Borges, Airton Marinho, Marlene Barros e Miguel Veiga. As obras foram expostas ao longo da Rua Portugal, do Largo do Comércio e em torno do Mercado das Tulhas.

O palco musical foi tomado pelo Coral Santa Cecília, o show Canto do Vale, com Ângela Goulart, Cláudio Pinheiro, Djalma Chaves, Fernando de Carvalho, Rogério du Maranhão e Teresa Kantu. E, encerrando as atividades, o Baile do Bicho arrastou a multidão na Praça Nauro Machado.

O projeto, aberto nesta terça-feira (27), movimentou a Praia Grande e o Centro Histórico de São Luís. Mais de 1000 artistas participaram do evento.

Fonte: Governo do Maranhão
Foto: Flickr igsras

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com