Social Icons

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Batalhões vão invadir a Avenida Litorânea de São Luís

A Ilha de São Luís nunca viu nada igual. Pela primeira vez na história do folclore maranhense, a Avenida Litorânea e a baía de São Marcos servirão de cenário para a mais contagiante manifestação artística do Maranhão: o bumba-meu-boi. Por iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo, com apoio da Liga Independente do Bumba-meu-boi do Maranhão, será realizado, nos próximos dias 28 (sábado) e 29 (domingo), o Bumba Ilha, evento que reunirá seis grupos de bumba-meu-boi em cortejo por um trecho delimitado da Avenida Litorânea, cada um deles puxando um batalhão composto por 2.500 pessoas.

Os cortejos serão comandados pelas manifestações folclóricas Boi de Maracanã, Boi de Nina Rodrigues, Bicho Barrica, Boi de Morros, Boi de Axixá e Boi da Maioba. Cada grupo terá o seu trio elétrico e atrás dele os brincantes usarão camisetas padronizadas, batizadas de “couro de boi”.

As camisetas serão distribuídas gratuitamente pelas comissões organizadoras de cada grupo folclórico. Os trios elétricos desfilarão no sentido Praia do Calhau - Praia de São Marcos. Nas proximidades o bar Base da Lenoca Beach, uma estrutura de camarotes está sendo montada pela empresa Loc Engenharia.

A estrutura será a seguinte: um camarote com capacidade para 500 pessoas reservado para os convidados do Salão de Turismo; um camarote com capacidade para 100 pessoas para os associados da Liga Independente de Bumba-meu-boi do Maranhão; quatro com capacidade para 100 pessoas reservados para a imprensa e um com capacidade para 500 pessoas para convidados e autoridades do Governo do Estado do Maranhão.

O evento é parte integrante do Salão de Turismo, a ser realizado entre os dias 25 e 28 de novembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, com promoção do Governo do Estado do Maranhão, e também conta com o apoio do São Luís Convention & Visitors Bureau, Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Comunicação e polícias Civil e Militar.

O ensaio técnico acontece nesta sábado (21), das 19h às 23h, na Passarela do Samba Roseana Sarney, no Anel Viário. Segundo José Carlos Muniz Lobato, presidente da Liga Independente do Bumba-meu-boi do Maranhão, a entidade vem recebendo inúmeros elogios por conta da iniciativa inédita e que projeta o nome do Maranhão para todo o Brasil.

“A idéia desta arte tem uma identificação com a vida do nosso povo. O evento vem trazer a nossa identidade de volta, bem como a musicalidade do bumba-meu-boi, para que o povo brinque conosco. Levaremos alegria para cada folião. Será um resgate fabuloso da nossa tradição”, disse Lobato.

Programação

Dia 28 (Sábado)

18h – Boi Nina Rodrigues
19h – Boi de Morros
20h – Boi de Axixá
21h - Boi da Maioba
22h Bicho Barrica
23h Boi de Maracanã

Dia 29 (Domingo)

17h – Boi de Axixá
18h Bicho Barrica
19h Boi da Maioba
20h – Boi de Morros
21h Boi de Maracanã
22h Boi Nina Rodrigues

Fonte: Imirante

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com