Social Icons

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Prioridades para o turismo maranhense são apresentadas em reunião do GTI

O Secretário de Estado de Articulação e Coordenação Política, Hildo Rocha, participou da reunião do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) realizada, sexta-feira (23) e sábado (24), na Associação Comercial, no Porto das Barcas, em Parnaíba/PI. No encontro o GTI, organismo responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio-Norte, discutiu e elaborou a versão final do Plano, além de debater os critérios da composição do Conselho Gestor, órgão encarregado de fiscalizar e coordenar a implementação do projeto.

O documento, resultado da reunião do GTI, estabelece diretrizes para estimular a atividade turística nas áreas dos Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Costa do Sol Poente Cearense, cujas belezas naturais são preservadas em áreas protegidas, que se constitui a “Rota das Emoções”. O Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio-Norte é o resultado de inúmeros debates envolvendo a sociedade civil, prefeitos de 77 municípios, 26 órgãos federais e 42 estaduais.

Comitiva maranhense

O Maranhão foi o estado com maior número de participantes na reunião do GTI. Estiveram presentes além do secretário, Hildo Rocha; o adjunto de Articulação com os Municípios, Jones Braga; as técnicas da Seplan, Cristiane Assunção Martins e Hilzi Cristina Oliveira; a superintendente de Relações Institucionais e Controle (Setur), Catarina Pinheiro; 18 prefeitos; e assessores.

“Isto é a reafirmação de que nós acreditamos nesta iniciativa e temos total interesse em participar e discutir para aprimorarmos as idéias e encontrarmos soluções para nossas demandas. É um projeto de grande importância que conta com o apoio da governadora Roseana Sarney”, afirmou Hildo Rocha.

Propostas do Maranhão

Como resultado da reunião o Maranhão elegeu como prioridades a pavimentação de 77 km do trecho da BR-402, entre Sobradinho (Barreirinhas) e Barro Duro (Tutóia); conclusão do Aeroporto de Barreirinhas; reativação do Perímetro Irrigado de São Bernardo; consolidação da cadeia produtiva do caranguejo no Delta do Parnaíba; implantação do plano de manejo e ações de manutenção e conservação dos Lençóis Maranhenses; construção da ponte sobre o rio Parnaíba entre Matias Olímpio (PI) e Repartição (Brejo); construção do terminal de passageiros e cargas em Tutóia. O plano sugere ainda a ampliação das linhas de transmissão de 69 para 138 KV nos três estados, além da aceleração do Programa Luz Para Todos no Piauí e no Maranhão.

Fonte: Cazumbá Online

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com