Social Icons

sábado, 23 de maio de 2009

Nhozinho Imensas Miudezas

O Centro Histórico de São Luís guarda muitas surpresas aos seus visitantes esporádicos. E também pra quem costuma passar sempre por lá. Entre idas e vindas, passei pela frente de um casarão que me chamou atenção por ter vários objetos expostos (barcos, armas, etc) e algumas pessoas saindo de lá. Como bom curioso que sou (e não nego!), entrei pra saber do que se tratava e descobrí que lá era a Casa de Nhozinho e que estava funcionando a exposição: Nhozinho Imensas Miudezas.

O Artista


Antonio Bruno Pinto Nogueira, o Nhozinho (1904-1974), é um dos maiores expoentes da cultura popular maranhense, essa sua principal fonte de inspiração, tão belo, delicado e detalhista o trabalho que o artista, natural de Bacuripanã, Cururupu/MA, criou.

Casa de Nhozinho

A Casa de Nhozinho foi aberta no dia 02 de junho de 2002 num sobrado de três pavimentos com fachada de azulejo colonial, situado na rua Portugal, 185, na Praia Grande. O nome Casa de Nhozinho é uma homenagem ao grande artesão maranhense Antônio Bruno Nogueira, conhecido por Nhozinho, que se destacou pela confecção de rodas de boi feitas de buriti. Ali, os visitantes têm uma mostra das técnicas de produção da cultura material do maranhense no seu dia-a-dia, que vão de miniaturas e tipos populares até artefatos de grande porte, como veículos de locomoção, e construção civil.

Atualmente, na Casa de Nhozinho também há uma exposição sobre Alcântara e a Festa do Divino que acontece esse fim de semana, em Alcântara, cidade histórica que fica pertinho de São Luís. Pra chegar lá, você precisa ir de lancha. Elas saem pela manhã e pela tarde da Rampa da Praia Grande, ali mesmo no Centro Histórico.

Endereço:

Rua Portugal, 185 - Praia Grande
Telefone: (98) 3218-9951
E-mail: nhozinho@cultura.ma.gov.br

Horário de funcionamento:

Terça-feira a domingo
Das 09:00 às 19:00 horas

Sites:
http://www.culturapopular.ma.gov.br/casadenhozinho.php
http://www.nhozinho.art.br/

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com