Social Icons

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Entidades unidas pela segurança nos festejos juninos

Preocupados com os altos índices de violências em São Luís, os promotores da vara de Investigação Criminal, José Cláudio Cabral Marques e Cláudio Alberto Gabriel Guimarães, junto com o promotor do Meio Ambiente, Luís Fernando Barreto Júnior, reuniram-se na sede do Ministério Público, com as entidades responsáveis pela realização das festas do São João 2009. Participaram do encontro, o Secretário Municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, o Secretário Estadual de Cultura, Luís Bulcão, o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Maranhão (SINDHORBS-MA), Paulo Humberto Coelho e os representantes da Fundação Municipal de Cultura (Func), Graça Souza e Fernando Ferreira.

O principal tema da discussão foi a questão da segurança nos arraiais durante os festejos juninos. Na oportunidade, os promotores consideraram aos presentes sobre a necessidade da adoção de medidas preventivas para evitar que a violência faça parte das festas na capital.

Uma dessas medidas é a regulamentação do horário de funcionamento dos arraiais dos bairros, que funcionarão somente até às 2h da madrugada, já que estão localizados em áreas residenciais. Segundo os promotores, nestes locais, há um aumento no índice de violência após a realização destas festas, provocado pelo horário prolongado das mesmas e pelo alto consumo de bebida alcoólica. Os promotores esclareceram ainda, que estas medidas não se aplicam aos arraiais considerados tradicionais, como CEPRAMA, Ipem, Maria Aragão e outros organizados pelos órgãos públicos em áreas que não afetem a comunidade, e nem para as festas como encontro dos bois no Largo de São Pedro e a Festa de São Marçal.

Na reunião, ficou acertado que as entidades responsáveis pela organização das festas juninas, FUNC e Secretaria Estadual de Cultura, enviassem com antecedência o calendário das festas ao Ministério Público, para que as promotorias possam ficar atentas aos horários e consequentemente, desenvolver o trabalho de fiscalização ao longo dos festejos juninos.

Fonte: Portal As Notícias

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com