Social Icons

terça-feira, 21 de abril de 2009

Começa oficialmente hoje o Ano da França no Brasil.

A programação do Ano da França no Brasil terá início, oficialmente, hoje (21) e se estenderá até o 15 de novembro, quando se encerra a exposição “Oui, essa é minha cidade”. O evento está sendo promovido pela Coordenação Geral do Espaço França Brasil e conta com o apoio da Prefeitura de São Luís.

A participação do Maranhão, especificamente de São Luís, no Ano da França no Brasil, começou a ser articulada por causa da fundação da cidade pelos franceses em 1612. A comemoração tem um tom especial já que a cidade, este ano, é a “Capital Brasileira da Cultura 2009”.

Segundo a coordenadora geral do Espaço França Brasil, Marília de Laroche, todas as atividades da programação serão gratuitas e abertas ao público em geral. “Artistas franceses realizarão, nesta segunda-feira (20), intervenções na cidade, em coletivos, com a participação da Companhia Chegança de Teatro e franceses residentes aqui para fazer um intercâmbio entre os dois povos”, explicou.

Na terça-feira (21), durante a abertura oficial do Ano da França no Brasil, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) interditará o trânsito e estacionamentos na Esplanada dos Leões, da Praça Pedro II, onde fica o Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura, à rua do Sol, nas imediações do Teatro Arthur Azevedo, das 14h às 20h.

Com a intervenção do trânsito, haverá concentração pública em frente aos palácios dos governos estadual e municipal para apresentações culturais do Maranhão e da França, execução dos hinos da França, do Maranhão e de São Luís, além de um momento de silêncio para o toque do Tambor de Mina em homenagem a Dom Luís Rei de França.

A coordenadora geral do Espaço França Brasil, Marília de Laroche, explica que os franceses que passaram cerca de três anos nas terras do Maranhão, àquela época, tiveram uma convivência pacífica com os índios que habitavam o Estado.

“Eu acho que o fato de São Luís ter essa maternidade francesa, o Ano da França aqui será um marco histórico para a cidade, uma vez que os maranhenses também vão mostrar a riqueza cultural que existe aqui aos franceses que virão participar desta festa”, ressaltou Marília.

A programação com custo orçado em R$ 9,381 milhões destaca 13 projetos, entre eles, a realização do Festival Internacional de Música do Maranhão e a exposição do fotógrafo franco-brasileiro Pierre Verger, que registrou em fotos sua passagem pelo Maranhão em 1948. Os dois projetos consumirão o maior volume de recursos do evento.

Turismo A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) está trabalhando para dar mais visibilidade a São Luís pelo Brasil e pelo mundo. Com a participação da Capital Brasileira da Cultura 2009 no Ano da França no Brasil, a expectativa do titular da Setur, Liviomar Macatrão, é que a cidade receba muito mais turistas do que os dias de hoje.

“A divulgação de São Luís, suas belezas naturais, culturais e arquitetônicas estão ocorrendo, gradativamente, pelo país. Essas ações têm como objetivo atrair agências de turismo, empresários, imprensa nacional e, lógico, turistas à capital maranhense. Os destaques dessa exposição vão para a comenda de São Luís ´Capital Brasileira da Cultura´e o ´Ano da França no Brasil`, o que será muito importante para a nossa cidade, que estará pronta para receber muito mais turistas do que hoje”, pontuou o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão.


PROGRAMAÇÃO

20 de abril

MANHÃ

08h às 09h: Intervenções em ônibus da cidade com a participação da Companhia Chegança de Teatro e franceses residentes na cidade.

TARDE

16h às 17h: Intervenções em ônibus da cidade com a participação da Companhia Chegança de Teatro e franceses residentes na cidade.


21 de abril

MANHÃ

08h: A Biblioteca Benedito Leite recebe decoração especial.
08h às 09h: Intervenções em ônibus da cidade com a participação da Companhia Chegança de Teatro e franceses residentes na cidade.
9h00 às 12h00: Praça Deodoro: ponto de informações e distribuição da programação.

TARDE

14h às 20h: Esplanada dos Leões: aberta ao público sem tráfego ou estacionamento de veículos.
15h às 16h: Intervenções em ônibus da cidade com a participação da Companhia Chegança de Teatro e franceses residentes na cidade.
16h: Concentração pública em frente ao Palácio dos Leões: roda de capoeira do Fórum Permanente da Capoeira no Maranhão, comissão indígena, Os Feras, Boi da Floresta do Mestre Apolônio, Boi Brilho do Sol Nascente e Movimento de Circo e Teatro de Rua do Maranhão.
17h30: Interpretação dos hinos da França, do Brasil, do Maranhão e de São Luís – Banda do 24º BC do Exército. Silêncio para o toque de Tambor de Mina para Dom Luís Rei de França (Terreiro de Iemanjá).

NOITE

18h: Saída em cortejo do Palácio dos Leões até o Teatro Arthur Azevedo.
19h: Teatro Arthur Azevedo: apresentação da programação oficial para o Ano da França no Maranhão – entrada mediante convite
19h: Praça Nauro Machado: apresentação do Boi Brilho do Sol Nascente.
19h30: Praça Nauro Machado: apresentação da Big Band
19h20: Teatro Arthur Azevedo: performance “Antropofagia Cultural”, direção artística de Soham e participação da Cia. Chegança. entrada mediante convite
20h: Teatro Arthur Azevedo: apresentação do vídeo com depoimentos e opiniões sobre a França. entrada mediante convite
20h15: Teatro Arthur Azevedo: apresentação da programação do Ano da França no Maranhão. Entrada mediante convite
20h: Praça Nauro Machado: apresentação da cantora Sheila Castro – repertório Edith Piaf.
20h30: Teatro Arthur Azevedo: apresentação do cantor Lokua Kanza – Música do Mundo. entrada mediante convite
20h30: Praça Nauro Machado: apresentação do músico Chiquinho França.
21h: Praça Nauro Machado: apresentação do grupo franco-brasileiro Caravana do Musette.
21h30: Encerramento das atividades no Teatro Arthur Azevedo.
22h30: Praça Nauro Machado: apresentação de Tutuca e Banda.

22 de abril

MANHÃ
8h às 9h: Intervenções em ônibus da cidade com a participação da Companhia Chegança e franceses residentes na cidade.
10h: Praça Deodoro: apresentação da acrobata Rachel Franco e Urias – Cia.Tapete Criações
10h à 00h: Praça Valdelino Cécio (Praça do Francês): exposição “Olhares sobre a França” - 10 fotografias, de fotógrafos locais – Paulo Socha, Edgar Rocha, Meireles Junior, Jane Maciel, Marilia de Laroche.
09h às 11h: Escola Modelo e Liceu Maranhense: intervenções Mar de Letras – a França Geopoética – participação de Emilie Jacament, diretora da Aliança Francesa (leitura de trechos de obras da literatura francesa).
10h30 às 11h30: Praça Valdelino Céssio (Praça do Francês): Estúdio ao Ar Livre – “Cette photo est à moi – Essa foto é minha” – fotografias gratuitas.

TARDE

16h às 17h: Intervenções em ônibus da cidade com a participação da Companhia Chegança e franceses residentes na cidade.
16h: Praça Deodoro: apresentação da acrobata Rachel Franco e Urias – Cia. Tapete Criações
14h às 16h: Escola Modelo e Liceu Maranhense: intervenções Mar de Letras – a França Geopoética – participação de Emilie Jacament, diretora da Aliança Francesa (leitura de trechos de obras da literatura francesa).

NOITE

20h às 21h: Apresentação da Big Band pelas ruas da Praia Grande.
21h: Chez Moi (Rua da Estrela - Praia Grande): discotecagem “Som Vinil França-Brasil” – entrada mediante convite

23 de abril

TARDE
14h: Cine Praia Grande: Participação de vídeos franceses no Festival Maranhão Vídeo de Bolso.

NOITE
18h às 21h: Praia Grande: espaço aberto à França no projeto “A Vida é uma Festa” – exibição de vídeos e discotecagem à “la française”.
21h: Praia Grande: programação especial França no projeto “A Vida é uma Festa” sob os comandos de Zé Maria Medeiros – participação do cantor francês Jocelyn Freulon (acompanhado pelo guitarrista maranhense Erivaldo Gomes) mais Didá, Tambor da lua, A Casca de Banana, Lobo da Siribeira, Elizeu Cardoso, Omar Cutrim, e muitos outros.

Matéria retirada de Cazumbá Online. Todos os direitos reservados.

Um comentário:

Tatiane Conceição Vergueiro disse...

Olá,
Queria primeiro agraceder a visita ao meu blog "Mais dois Leitores" (nem de longe imaginei que alguém aí do Maranhão olhasse o meu blog), e por final parabenizá-lo pelo seu espaço.

Além de política, sou uma fã do turismo (um dos meus canais favoritos é o Discovery Travel&Living). Nunca conheci o Maranhão, apesar de a minha família ser originária do Nordeste. Tenho muita vontade de ir...quem sabe nas minhas férias!

Grande abraço, Tatiane

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com