Social Icons

sábado, 4 de outubro de 2014

Abacaxi de Turiaçu é atração nas feiras e mercados da capital



É temporada do abacaxi de Turiaçu. Nas bancas espalhadas pela cidade, a fruta é a preferida pelos consumidores. Como tem o sabor muito doce, quase não se percebe a acidez tradicional. Por isso, é a estrela da feira. A placa a anuncia como uma verdadeira celebridade. "O abacaxi ajuda no físico, na questão do emagrecimento, e o pessoal gosta", afirmou o comerciante Silvio Raimundo.

Se não é pelos benefícios à saúde, a fruta é muito desejada por causa do sabor. E foi exatamente o sabor que fez o abacaxi do município maranhense ficar conhecido no Brasil inteiro. A explicação para o abacaxi de Turiaçu ser tão doce está no solo. De acordo com alguns especialistas, o solo da cidade é rico em potássio. É isso que faz o abacaxi ficar bem mais doce que os outros. E o sabor é muito diferente mesmo.

O casamento do abacaxi com Turiaçu começou há muito tempo, com a família do seu Anedino. Há cerca de 80 anos, os avós dele deram hospedagem a um caixeiro viajante que retribuiu o favor dando de presente a eles algumas mudas da fruta. Hoje, o abacaxi mudou a vida de boa parte da população da cidade. "Outras plantações como mandioca, arroz, é fraco lá", afirmou o agricultor Anedino Oliveira.

Na banca que ele tem na Ceasa, descascar o abacaxi é sinônimo de coisa boa. Cerca de oito mil são vendidos por semana. Época de todo mundo aproveitar, já que os abacaxis mais doces são colhidos entre agosto e novembro.

Só o preço é um pouco mais salgado. Em média, R$ 3,50 a unidade. Como a fruta demora quase um ano e meio para ficar madura, quem perder esta safra vai ter que esperar.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com