Social Icons

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Lençóis Maranhenses sediarão competição inédita de Kitesurf



Paraíso dos turistas, os Lençóis Maranhenses atraem, anualmente, cerca de 500 mil pessoas para conhecer as piscinas naturais formadas entre dunas que passam de dez metros de altura. No dia 13 de setembro, 45 ilustres convidados irão se destacar entre os demais visitantes. Os melhores kitesurfistas do mundo se reúnem no deserto mais úmido do planeta para enfrentar 16 km de água, areia e calor em uma competição nunca antes vista.

Entre os nomes que participarão da disputa estão a estoniana Kristiin Oja, a atual líder feminina do ranking mundial Annelous Lammertz, a francesa Marie Desandre, vice-campeã mundial de kite speed, a americana Susi Mai e a brasileira Bruna Kajiya, campeã mundial na modalidade freestyle em 2009.

Entre os homens, os destaques ficam por conta do francês Alex Caizergues, três vezes campeão mundial de kite speed e atual detentor do recorde de velocidade e os brasileiros Wilson Veloso, tetracampeão brasileiro e bicampeão mundial Master de kiteracing; e Roberto Veiga, um dos kitesurfers mais bem ranqueados do mundo.

Com um formato inédito, a competição irá exigir diferentes tipos de habilidade dos competidores. Para conseguir a vitória eles terão que se destacar na navegação, técnica, velocidade e resistência física.

Com um percurso de 16km, a expectativa é que os atletas consigam velejar durante pouco mais de metade do percurso. Além da estratégia de velejar e conseguir passar de uma piscina natural pra outra, eles também terão que mostrar que conseguem vencer as dunas de areia.

A estratégia, sem dúvida, será um dos pontos mais importantes do evento. Os atletas terão dezenas de piscinas naturais para explorar e fazer o percurso da forma mais rápida possível.

"Tenho uma expectativa bem grande para este evento, por ter um formato bem interessante e bem diferente. Acho que qualquer um tem chance de vencer. A estratégia de como encarar o percurso vai ter um peso grande no desempenho. Eu já estou bolando a minha e estou empolgada para colocar ela em prática", comentou Bruna Kajiya.

Já a estoniana Kristiin Oja, que nunca ouviu falar dos Lençóis Maranhenses, está empolgada em participar de um desafio diferente dos que ela está acostumada. "Eu nunca encarei uma prova de kitesurf na areia. Parece que será algo bem diferente e super desafiador, mas eu adoro desafios", explicou.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem 155 mil hectares e abrange os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.
Criado em junho de 1981. Composto de áreas de restinga, dunas e costa oceânica, o local é considerado um dos mais bonitos do mundo
e recebe turistas de todas as partes do planeta.

Fonte: Imirante

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com