Social Icons

terça-feira, 21 de junho de 2011

Turismo pode alcançar 6% do PIB em 2020

A participação do Turismo no PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil deve crescer mais de dois pontos percentuais até 2020. “Hoje o setor turístico representa 3,6% do PIB, porém com a mobilização de um país inteiro pela melhoria da produtividade e qualidade, chegaremos próximos a 6% no final desta década”, afirmou o ministro do Turismo, Pedro Novais, na abertura do 1º Workshop Internacional de Certificação para o Turismo, em Foz do Iguaçu (PR).

A migração de 30 milhões de brasileiros para a classe C também deve impactar a atividade turística nos próximos anos. Segundo Novais, esferas públicas e privadas se voltam para iniciativas que qualifiquem o atendimento ao turista, porque a nova massa consumidora de viagens no país é bastante exigente. “Quanto mais houver demanda por serviços de qualidade, mais iniciativas se voltarão para a certificação de produtos, serviços e profissionais”, disse.

De acordo com Faisal Saleh, secretário de Turismo do Paraná, “qualificar pessoas é levar oxigênio para as empresas”. As novas necessidades do mercado turístico brasileiro exigem investimentos focados no desenvolvimento dos recursos humanos, “pré-requisito sem o qual fica muito difícil pensar em certificação e em uma grande transformação do setor”. Iniciativas como os treinamentos para mão-de-obra e a produção acadêmico-científica acompanham o ciclo de preparação do país e o comprometimento da atividade turística com o sucesso dos grandes eventos que o Brasil vai sediar.

Turismo em debate

A primeira edição do workshop internacional reúne representantes de países do Mercosul no 6º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu. A troca de experiências em qualificação e certificação do turismo integra o projeto “Turismo 100%”, realizado pelo MTur em parceria com o IBQP (Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade) e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Fonte: Cazumbá Online

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com