Social Icons

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

C. de Asa - O primeiro grito de carnaval do Maranhão

São Luís é conhecida por ter um dos mais animados carnavais de rua do Brasil. As ruas do Centro, em especial da Madre Deus, ficam cheias de foliões à espera dos blocos, tribos de índios e charangas.

Nesse contexto há onze anos o bloco C. de Asa (o significado do “C” é impublicável), da Madre Deus, dá o primeiro sinal que o Carnaval se aproxima, sempre no dia 25 de dezembro.

Com seu batuque único e cadenciado, o C. de Asa percorre as ruas do Centro de São Luís, partindo quase sempre da Madre Deus.

Durante a semana, de boca a boca o local da próxima saída, sempre aos domingos, é divulgado. O anfitrião que tem a casa escolhida para do ponto de partida do bloco, tem por obrigação servir um bom caldo, feijoada, cozidão ou até mesmo um bom mocotó (panelada em algumas cidades do Maranhão) para os batuqueiros, é o combustível do bloco.

De marchinhas a sambas maranhenses e clássicos nacionais do Carnaval, o bloco segue caminho. Músicas dos Fuzileiros da Fuzarca, Turma do Quinto, Portela, Flor do Samba, Akomabu, Mangueira, Turma de Mangueira, União da Ilha, Beija-flor, embalam o percurso do C. de Asa.

Ao fim da tarde retornam batuqueiros e foliões e encerra-se, quase sempre, o trajeto com rodas de samba.

Esta é a marca registrada do Carnaval ludovicense, a irreverência e criatividade. Palco do C. de Asa, bloco que há onze anos cadencia a cultura nas ruas do Centro de São Luís.

Fonte: Portal Hoje

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com