Social Icons

sábado, 13 de junho de 2009

São Luís tem São João mais diferente

Ao contrário das demais festas juninas, em São Luís não é o forró, e sim o bumba-meu-boi quem dita o ritmo.

Um São João diferente de todos os outros. As festas juninas em São Luís, capital do Maranhão, podem não ser das mais famosas do Brasil, mas, em compensação, têm características únicas, não encontradas em mais nenhum outro lugar do país. É só lá que se tem como a maior estrela o bumba-meu-boi.

Na cidade maranhense quem dita o ritmo não são o triângulo e a sanfona, e sim as matracas, as zabumbas e até mesmo a orquestra, que acompanha os mais de cem batalhões de bumba-meu-boi, maior manifestação folclórica do Maranhão.

Durante o mês de junho, São Luís fica repleta de arraiais, espalhados por vários bairros. Entre os mais famosos estão o Arraial da Lagoa (na Lagoa da Jansen), o Arraial do São Luís Shopping (no estacionamento) e o Arraial do Ceprama. Eles são “palcos” para as apresentações folclóricas e também reúnem barraquinhas com o melhor da gastronomia local. É possível se deliciar com os pratos típicos, como arroz de cuxá, peixe frito, entre outros.

Além do bumba-meu-boi, as festas dão espaço, ainda, para outras danças, como o tambor de crioula, lelê, caroço, dança do coco, dança da fita, dança portuguesa, quadrilhas e cacuriá, uma dança pra lá de sensual, onde quase sempre os casais de dançarinos chamam o público para a roda.

Festa a noite toda

Uma data importante é o dia de São Pedro, 29 de junho, quando há o encontro de bois de matraca no Largo de São Pedro. A festa, na verdade, começa na noite do dia 28 e os brincantes amanhecem o dia na rua.

Já no dia 30, o grande homenageado é São Marçal e o local da festa é o bairro do João Paulo. O Encontro dos Bois já é tradicional e marca o final das festas juninas em São Luís. “Final” esse que dura até outubro, quando os batalhões de bumba-meu-boi se reúnem para a morte do boi.

Como chegar
A melhor forma de chegar a São Luís é de avião. O Aeroporto Internacional Cunha Machado recebe vôos diários, vindos de todas as capitais do Brasil.

Texto retirado de Ig Turismo.

Nenhum comentário:

ShareThis

 
free counters

ATENÇÃO

Matérias, fotos, vídeos e todo o conteúdo particular tem todos os direitos reservados por seus respectivos donos. Se algum conteúdo deste blog é seu e você não quer que seja publicado, mande um email, que seu conteúdo será retirado do blog.

E-mail: arisdomar@hotmail.com